Ivan Toney celebra com Galeno (Foto: Al Ahli/X)
Ivan Toney celebra com Galeno (Foto: Al Ahli/X)

Tem mais golos do que CR7 e garante que o Al Ahli «ficaria lá em cima» na Premier League

Ivan Toney é um dos destaques da Liga Saudita, que considera ser um campeonato desvalorizado

O melhor marcador da Liga Saudita não é Cristiano Ronaldo (17 golos), mas sim Ivan Toney, com mais um tento que o português, fruto do hat trick que apontou pelo Al Ahli na última jornada, ante o Al Ettifaq. O internacional inglês, admitiu que só começou a seguir o campeonato devido à chegada de CR7 ao Al Nassr, mas não tem dúvidas da competitividade da prova.

«Não sabia muito sobre o campeonato, mas depois o Ronaldo mudou-se para cá em 2023 e outros seguiram-no. Quando surgiu a opção de me mudar, estudei o assunto para ver do que se tratava. E quando cheguei [em 2024] sabia que ia ser difícil, tive de trabalhar arduamente e felizmente isso está a dar frutos», diz ao The Mirror.

Toney marcou 30 golos na época de estreia pelo Al Ahli, na qual se sagrou campeão asiático, e defende que «o nível» do campeonato saudita «é elevado». «Há jogadores que podiam jogar na Premier League. Eu joguei na Premier League e sei do que falo.»

O avançado-centro deu-se a conhecer ao mundo do futebol no Brentford, chegando também à seleção de Inglaterra quando representava o clube. Assim, Toney não tem dúvidas de que o Al Ahli, onde também jogam Édouard Mendy e Riyad Mahrez (ambos com experiência na Premier League) teria uma boa prestação no campeonato inglês.

«Se o Al Ahli estivesse na Premier League, ficaria lá em cima na classificação. É a minha opinião. As pessoas podem criticá-la, não há problema. Mas eu conheço os meus colegas de equipa e sei as suas qualidades. É preciso estar atento todas as semanas, porque se não estivermos, somos ultrapassados. É preciso ter com a mentalidade certa», salientou.

O Al Ahli está empatado com o Al Nassr na liga saudita, ambos com 43 pontos e a apenas três do líder Al Hilal. Na 20.ª jornada, na próxima segunda-feira, o Al Ahli enfrenta precisamente a turma de Rúben Neves.