Antigo internacional sub-21 pela Suécia deverá ser oficializado nos próximos dias pelo emblema beirão
Antigo internacional sub-21 pela Suécia deverá ser oficializado nos próximos dias pelo emblema beirão

Mercado: avançado ainda não vai a jogo com o Benfica, mas é reforço do Tondela

Benjamin Kimpioka, extremo que foi internacional sub-21 sueco, chega aos auriverdes por empréstimo dos turcos do Sivasspor. Do currículo do jogador constam ainda passagens por Inglaterra, Suécia, Suíça e Escócia

Benjamim Mbunga Kimpioka é reforço do Tondela, sabe A BOLA.

O extremo, de 25 anos - completa 26 no próximo dia 21 -, nasceu na Suécia (tem também nacionalidade congolesa), e foi no referido país nórdico que completou a sua formação, ao serviço do Sirius. As qualidades que evidenciou durante esse período levaram-no a ser internacional jovem pela Suécia (sub-18, sub-19 e sub-21), sendo que o seu percurso foi depois feito em grande parte em Inglaterra. Em terras de Tio Sam vestiu as camisolas de Sunderland, Toquay United e Southen United, voltando, em 2022, à Suécia, para servir o AIK. Seguiram-se aventuras na Suíça (Luzern) e na Escócia (St. Johnstone), antes de, na primeira metade da presente temporada, rumar à Turquia, para jogar no Sivasspor, onde contabilizou 19 jogos, um golo e uma assistência.

O futuro de Benjamin Kimpioka será, então, em Portugal, sendo que o nosso jornal está em condições de adiantar que o possante avançado chega ao emblema beirão por empréstimo do Sivasspor, ficando o Tondela com direito de opção de compra no final da época.

Benjamin Kimpioka ainda não será, naturalmente, opção para o desafio deste domingo (20h45) frente ao Benfica, relativo à 20.ª jornada da Liga, devendo ser oficializado pelos auriverdes no início da próxima semana, para, aí sim, passar a ser opção para Cristiano Bacci.