Pep Lijnders junto a Pep Guardiola - Foto: IMAGO

Foi adjunto do Liverpool, é o n.º2 de Guardiola e admite que teve a bênção de Klopp

Pep Lijnders, treinador-adjunto do Manchester City, esteve 'do outro lado' da maior rivalidade do futebol inglês dos últimos anos

Pep Lijnders, treinador-adjunto do Manchester City, é o número 2 de Pep Guardiola no banco dos citizens. Chegou a Manchester no verão passado, depois de ter sido treinador do RB Salzburgo. E antes disso, havia sido, ao longo de seis épocas, o adjunto... de Jurgen Klopp, no rival Liverpool.

Em conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Tottenham, Lijnders admitiu que, após ser contactado por Pep Guardiola, falou com Klopp. Segundo o neerlandês, a resposta do alemão foi totalmente positiva. «Falei com o Jurgen e ele foi muito claro: 'Se não aceitares, aceito eu o emprego'», explicou o técnico, que, antes desses seis anos com Klopp, havia passado quatro anos nos reds enquanto treinador da formação. «Não se podem pôr para trás das costas 10 anos de Liverpool, mas estou muito orgulhoso por estar num clube desta magnitude, que teve tanto sucesso na última década e com um treinador que definiu o futebol», afirmou Lijnders.

Lijnders só teve palavras elogiosas para descrever o treinador do Man. City. «É brilhante, obviamente. Tem uma paixão e uma compreensão do jogo que são de um planeta diferente, na minha opinião. Desde o momento em que ele me ligou que o sentimento foi muito positivo. Não foi uma decisão difícil», disse o neerlandês, que se sente «inspirado» por Guardiola: «Os melhores são assim. Tentam sempre ir até ao limite. Está sempre à procura disso. É muito profissional, muito ambicioso, quer ter impacto todos os dias. Mas digo sempre que a maior força dele é a paixão que tem pela equipa, por nós, o amor pelo staff, a forma como trata toda a gente e esse sentimento familiar dentro do clube.»

Na jornada 25 da Premier League, a que se segue à deste fim de semana, em que os citizens vão enfrentar o Tottenham, o Manchester City enfrenta o Liverpool. «O meu pensamento está em lutar pela vitória e derrotá-los», adicionou o adjunto.