V. Guimarães: diamante foi salvador em Tondela, mas podia estar... em Glasgow
É preciso ter personalidade para assumir a conversão de um penálti para lá dos 90 minutos, ainda mais quando o disparo pode valer a conquista de três pontos. Foi o que aconteceu em Tondela, no sábado à noite, com Oumar Camara. O jovem extremo, de apenas 18 anos e contratado pelo Vitória de Guimarães no último verão, tomou a dianteira para bater o castigo máximo e, na hora H, não tremeu: 1-0 para a equipa de Luís Pinto e os vimaranenses de regresso às vitórias na Liga.
Foi o primeiro golo de Camara com a camisola dos conquistadores, ele que, na época passada, capitaneou em diversas ocasiões a equipa de sub-19 de um colosso europeu: o PSG. Considerado um dos mais promissores diamantes em bruto da formação do gigante francês — somou 12 golos e cinco assistências nos 28 desafios que fez em 2024/25 —, o jovem Oumar desafiou a lógica para subir ao patamar sénior, que sentia já ser apropriado para as suas qualidades.
Ciente de que dificilmente teria oportunidades na equipa principal dos parisienses na temporada em curso, o agora extremo do Vitória declinou prolongar o vínculo que o ligava ao PSG, abrindo a porta à saída e a uma nova experiência no futebol europeu. Cobiçado por emblemas da alta roda do Velho Continente — Manchester United, Borussia Dortmund e RB Leipzig tinham-no referenciado —, Oumar Camara definiu o tempo de jogo como prioridade para 2025/26. Aí, entrou em cena o Rangers, que, segundo a Imprensa escocesa, chegou mesmo a acertar os moldes de um pré-acordo com o jovem atacante.
Pode assim dizer-se que o extremo de 18 anos esteve com pé e meio em Glasgow, mas, como tantas vezes sucede no futebol, deu-se um volte-face. A direção desportiva do Rangers mudou e Camara deixou de ser uma prioridade no histórico de Ibrox. Entrou em cena o V. Guimarães, que não tardou a fechar um acordo com o internacional jovem gaulês. Logo a 12 de junho, Oumar foi oficializado como reforço dos vimaranenses.
O resto é história... que se vai escrevendo. O mais recente (e, até ver, mais importante) capítulo ganhou vida no sábado, com um golo decisivo e carregado de caráter. Na hora da verdade, Oumar Camara assumiu o penálti e o Vitória sorriu. Um sinal auspicioso para o futuro, tanto do extremo, como dos vitorianos.
Jovens da equipa principal ganham ritmo na B
O V. Guimarães B recebeu e venceu este domingo o Marco 09, por 1-0, graças a uma grande penalidade marcada por Hugo Nunes. O guarda-redes Lucas Furtado, o central Thiago Balieiro, o médio Rica Rocha e o extremo Rodrigo Duarte, presenças regulares nos trabalhos da equipa principal, foram titulares, ganhando minutos e rodagem. Nota, também, para a presença do atacante Guilherme Paula no onze, ele que foi convocado e esteve no banco em Tondela.
Artigos Relacionados: