Snoop Dogg quer levar equipa de treinador português à Premier League
Snoop Dogg, um dos novos coproprietários do Swansea City, treinado pelo português Vítor Matos, revelou a sua ambição em transformar o clube galês num «nome global» e ajudá-lo a regressar à Premier League. O rapper de 54 anos adquiriu uma participação minoritária no clube do Championship em julho de 2025.
Em declarações ao Wales Online, a estrela norte-americana confessou que «sempre quis investir numa equipa de futebol» e que este era um «sonho de há anos», sendo apenas uma questão de «esperar pela oportunidade certa». O objetivo passa agora por gerar novas receitas para financiar a subida de divisão.
«Queremos levar o Swansea à Premier League e, para isso, vamos precisar de dinheiro. Essa é a realidade do futebol nos dias de hoje», afirmou Snoop Dogg, detalhando a sua estratégia. «Quero apresentar acordos de patrocínio e publicidade que os tornem um nome global». O artista pretende ter uma abordagem muito presente na gestão: «Quero estar verdadeiramente envolvido, quero levar o clube numa direção que talvez nunca tenha tido antes».
Apesar do seu investimento, Snoop Dogg, que já vendeu mais de 30 milhões de álbuns, ainda não assistiu a um jogo no estádio. No entanto, o seu filho, Cordell Broadus, esteve presente no camarote presidencial durante o empate com o Watford, em agosto passado. O clube indicou que é provável que ele marque presença num jogo ainda esta temporada, embora não exista confirmação de uma data.
O rapper não é a única celebridade a juntar-se ao projeto: a lenda do Real Madrid e Bola de Ouro em 2018, Luka Modric, foi o primeiro nome sonante a ser anunciado como coproprietário em abril, antes de ser jogador do Milan, de Rafael Leão. Mais tarde, em dezembro, a empresária bilionária norte-americana Martha Stewart também se juntou ao grupo de investidores. Stewart esteve no País de Gales para assistir ao jogo contra o Wrexham, antes do Natal.
A administração norte-americana do Swansea, liderada por Brett Cravatt e Jason Cohen, acredita que a inclusão de figuras de alto perfil na estrutura do clube ajudará a aumentar a sua visibilidade, o que, por sua vez, potenciará as receitas. Snoop Dogg manifestou ainda o desejo de se encontrar com os adeptos do clube. «A sério, quero encontrar-me com os adeptos», disse. «Estes adeptos são apaixonados, são genuínos, e quero ouvir o que eles têm para dizer quando eu estiver em Swansea», completou.