'Gunners' golearam o Aston Villa por 4-1 e todos os golos apareceram no segundo tempo. Gyokeres foi titular e ficou em branco. #DAZNPremier

Vida cada vez mais difícil para Gyokeres no Arsenal: ex-Sporting volta a ficar em branco

Avançado foi titular e teve duas oportunidades flagrantes para marcar de cabeça, mas falhou o alvo

O Arsenal abriu a torneira na segunda parte e goleou o Aston Villa, por 4-1, na 19.ª jornada da Premier League, mas a seca de Viktor Gyokeres continua.  

O ex-Sporting, que obrigou o Arsenal a abrir os cordões à bolsa - negócio pode ultrapassar os 76 milhões de euros mediante o cumprimento de objetivos -, continua sem convencer e Mikel Arteta já admitiu estar preocupado. 

«Sim, estou preocupado, porque queremos que ele marque. Obviamente que teve algumas oportunidades [contra o Brighton], algumas posições excelentes, mas a bola não chegou, então... é continuar a insistir, é a única maneira», disse, antes da receção ao Aston Villa

Como se saiu Gyokeres frente ao Aston Villa? 

Viktor Gyokeres mereceu a confiança de Mikel Arteta e foi titular diante do Aston Villa. O avançado internacional sueco ficou em branco, mas teve duas oportunidades em que podia ter sido feliz.  

Gyokeres em ação frente ao Aston Villa
Gyokeres em ação frente ao Aston Villa

Aos 7 minutos, Gyokeres apareceu nas costas e cabeceou por cima. De resto, o jogo de cabeça é apontado como ponto franco do ex-Sporting, que, aos 13’, foi demasiado macio de costas para a baliza. O atacante sueco deixou-se antecipar por Konsa e o lance quase terminou com golo de Watkins.  

Foi uma primeira parte cinzenta para Gyokeres, que apenas voltou a aparecer aos 36’ e novamente num lance áereo. Conseguiu fugir aos centrais e soltar-se, mas, em boa posição, falhou o alvo de cabeça.  

Gyokeres esteve sempre muito preso aos defesas-centrais do Aston Villa, no caso Lindelof e Konsa, e foi estando ausente do jogo. Em Portugal, além dos muitos golos que marcou, Gyokeres destacou-se pelas arrancadas pelas alas que faziam com que, mesmo sozinho, fosse um perigo para as balizas adversárias. Em Inglaterra, com outros adversários e num campeonato superior, Gyokeres não tem tanto espaço e, vendo o jogo, parece ter indicações para não sair tanto do centro. 

Na segunda parte, o Arsenal aumentou o nível, principalmente a nível ofensivo e os golos foram aparecendo. Gyokeres não conseguiu marcar – foi importante como primeiro homem na pressão ao Aston Villa –, e, aos 59’, com 2-0 no marcador, recebeu aplausos. Fugiu do corredor central, lutou com adversários e conquistou um canto. Os adeptos pareceram gostar. 

Gabriel Jesus ameaça Gyokeres? 

Viktor Gyokeres foi substituído aos 77’ e para o seu lugar entrou Gabriel Jesus, que só demorou alguns segundos a fazer o gosto ao pé. O avançado brasileiro esteve muito tempo fora devido a lesão e não marcava desde 1 de janeiro, há praticamente um ano. Quem também está para voltar é Kai Havertz. O alemão está fora por lesão desde a primeira jornada da Premier League e já esteve no banco contra o Aston Villa.

Gyokeres leva sete golos marcados com a camisola do Arsenal e não marca de bola corrida desde 1 de novembro. Com Gabriel Jesus a subir de rendimento e Havertz a voltar, Gyokeres terá de dar corda aos sapatos para não perder espaço nas opções de Arteta.  

«Gabriel Jesus? Ótimo. Muito ambicioso. Acho que o Viktor [Gyokeres] também esteve muito bem no ataque, mas o Gabi aproveitou muito bem a sua oportunidade», comentou Mikel Arteta, já depois da goleada frente ao Aston Villa.

#DAZNPremier