Kevin Fiala, da Suíça, foi retirado de maca
Kevin Fiala, da Suíça, foi retirado de maca - Foto: IMAGO

Pesadelo nos Jogos Olímpicos: atleta suíço retirado de maca durante jogo

Kevin Fiala lesionou-se durante a partida de hóquei no gelo com o Canadá

Os Jogos Olímpicos de Inverno terminaram de forma dramática para o jogador de hóquei no gelo suíço Kevin Fiala.

Tudo aconteceu durante o jogo entre o Canadá e a Suíça. Os canadianos eram os grandes favoritos e lideravam com uma vantagem de 5-0 quando ocorreu o incidente. O suíço foi placado por Tom Wilson e a sua perna esquerda ficou presa entre a boarding e o adversário. A gravidade da lesão obrigou Fiala a ser transportado para fora do gelo numa maca e rapidamente se tornou evidente que não voltaria a competir no torneio.

Embora ainda não tenha sido divulgada a gravidade da lesão, para a equipa suíça é um duro golpe, pois Fiala é um dos melhores jogadores dos helvéticos. Além dos compromissos da seleção, também poderá ter em risco os jogos do clube — na NHL representa os Los Angeles Kings.

A lesão de Fiala gerou imagens tão perturbadoras que o ex-jogador de hóquei no gelo Jonas Andersson não conseguiu assistir ao incidente. O antigo craque comentava na televisão sueca e teve de «desviar o olhar» quando Fiala foi retirado do gelo numa maca: «Wilson entra completamente errado. Realmente não consigo ver isto.»

O Canadá garantiu a vitória e mantém-se no caminho para o ouro. Os norte-americanos também são vistos como favoritos à medalha de ouro.