Vice-presidente da FIFA: «Trump não decide»
Durante uma conferência em Londres, Victor Montagliani, vice-preisdente da FIFA reagiu às declarações de Donald Trump.
O presidente norte-americano questionou a capacidade de algumas cidades americanas garantirem a segurança necessária e sugeriu que as cidades anfitriãs do Mundial ainda poderiam ser alteradas.
«É um torneio organizado pela FIFA, sujeito às regras desta organização, e por isso seremos nós a tomar estas decisões, não Trump», disse o canadiano, que é também presidente da CONCACAF.
«Com todo o respeito pelos atuais líderes mundiais, o futebol é maior do que eles e sobreviverá aos seus governos e aos seus slogans», concluiu sobre o tema.
Dilema dos horários dos jogos
Relativamente ao horário dos jogos, Montagliani confirmou que a FIFA aprendeu com o Mundial de Clubes, onde os jogadores enfrentaram temperaturas extremas.
Contudo, colocar jogos mais à noite afetaria especialmente as transmissões europeias, que iriam transmiti-los de madrugada devido aos diferentes fuso-horários.
«Discutimos diariamente com as emissoras europeias. Antes de publicar o calendário dos jogos após o sorteio de dezembro, tentaremos considerar todas as opções», declarou Montagliani.
O Mundial de 2026 decorrerá no Canadá, Estados Unidos e México. E, de acordo com o planeado, 11 cidades americanas irão receber jogos – Atlanta, Boston, Dallas, Houston, Los Angeles, Kansas City, Miami, Nova Iorque, Filadélfia, São Francisco e Seattle.