Trump ameaça mudar cidades-sede do Mundial 2026
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, abriu a porta à possibilidade de mudar algumas das sedes do Mundial 2026, apontando para insegurança em algumas cidades.
«É uma pergunta interessante, mas vamos garantir que estejam seguros. São geridos por lunáticos de esquerda que não sabem o que estão a fazer. A segurança está garantida para o Mundial. Se eu achar que não, iremos transferir jogos para outras cidades», afirmou Trump, durante uma sessão com jornalistas na Sala Oval da Casa Branca.
O Mundial 2026 será realizado em 11 cidades dos Estados Unidos e Canadá e México, representando um desafio logístico para a FIFA e para o governo de Trump. Além da preocupação com a segurança, há ainda os riscos climáticos, algo que já aconteceu no Mundial de Clubes.
«Se acharmos que uma cidade será, mesmo que só um pouco, insegura para o Mundial ou para os Jogos Olímpicos [em Los Angeles em 2028], mas especialmente para o Campeonato do Mundo, porque a competição está espalhada por muitas cidades, não deixaremos que os jogos acontecem e faremos alterações», acrescentou Trump, citando estatísticas de crime em Chicago... que não é uma das sedes da prova.