Verstappen triunfa no Sprint em Austin, Piastri e Norris abandonam no arranque

Piloto neerlandês aproveitou mau arranque dos principais concorrentes para vencer a prova

Max Verstappen não deu margem a surpresas e conquistou o seu terceiro sprint consecutivo no Circuito das Américas, em Austin, aproveitando ao máximo o duplo abandono dos pilotos da McLaren, Oscar Piastri e Lando Norris.

Após o contacto com Hülkenberg, Piastri perdeu completamente o controlo do seu carro e colidiu com o seu colega de equipa Norris, sendo ambos eliminados do sprint naquele momento. Além deles, Alonso também abandonou, e todo este caos provocou grandes alterações na classificação.

Depois disso, George Russell assumiu o segundo lugar, seguido por Carlos Sainz, Charles Leclerc, Lewis Hamilton, Alex Albon e, partindo quase do fundo da grelha, Yuki Tsunoda e Oliver Bearman. Devido ao acidente em massa no início, o Safety Car entrou em pista, recolhendo apenas no final da quinta volta.

Imediatamente após o recomeço, Verstappen teve algumas dificuldades em afastar-se de Russell, o que deu ao piloto da Mercedes a oportunidade de atacar pela primeira posição. Ele tentou uma manobra extremamente otimista na travagem para a curva 12, na oitava das 19 voltas, mas depois disso, tanto ele quanto Verstappen passaram pela zona de segurança e mantiveram as suas posições em pista.

Depois disso, o campeão mundial conseguiu abrir uma vantagem de mais de um segundo, o que lhe permitiu pilotar com um pouco mais de tranquilidade até ao final do sprint. Ao passar pela bandeira axadrezada, tinha uma vantagem de menos de um segundo sobre Russell, após a corrida ter terminado atrás do Safety Car.

A sua segunda aparição foi imposta após um novo incidente na primeira curva, onde os protagonistas foram Esteban Ocon e Lance Stroll. A colisão entre os dois ocorreu após um ataque muito tardio do piloto canadiano da Aston Martin na disputa pelo 12.º lugar.

O pódio atrás de Verstappen e Russell foi completado por Sainz, e a zona de pontos foi preenchida por Hamilton, Leclerc, Albon, Tsunoda e Andrea Kimi Antonelli. O piloto italiano da Mercedes cruzou a linha de meta em nono lugar, mas beneficiou da penalização de Bearman para conquistar o último ponto. O piloto da Haas foi penalizado em 10 segundos, após manter a sua posição à frente de Antonelli, saindo da pista na curva 15.

Assim, na classificação geral, com a vitória de hoje, Verstappen aproximou-se a 55 pontos do líder Piastri, que se mantém na frente com um total de 336 pontos. O australiano tem uma vantagem de 22 pontos sobre o seu colega de equipa Norris, que permanece no segundo lugar à frente de Verstappen.

O fim de semana do Grande Prémio dos EUA, 19.ª ronda da temporada de 2025 de Fórmula 1 continua esta noite, com a qualificação para a corrida principal de amanhã no Circuito das Américas.