Max Verstappen no carro da Red Bull com a bandeira do Texas atrás
Max Verstappen no carro da Red Bull com a bandeira do Texas atrás - Foto: IMAGO

Verstappen bate McLaren e garante 'pole position' no sprint de Austin

Tetracampeão do mundo vai partir do primeiro lugar, no Texas, à frente dos rivais na luta pelo campeonato, Lando Norris e Oscar Piastri. Grande surpresa em quarto lugar

Esta sexta-feira em Austin, Texas (EUA), regressaram os sprints de Fórmula 1 - a última vez foi na Bélgica, em julho, com vitória de Max Verstappen -, e foi precisamente o neerlandês quem conseguiu a pole position para a mini corrida deste sábado, ficando à frente da dupla da McLaren, Norris e Piastri, respetivamente. O seu tempo foi de 1.32.143.

Na única sessão de treinos deste fim de semana, porque este sábado há corrida de sprint e depois a qualificação para a corrida de domingo, Lando Norris foi o mais rápido, mas Piastri esteve perto no terceiro lugar e Hulkenberg surpreendeu ao ficar entre a dupla da McLaren. O piloto alemão voltou a surpreender na sessão da tarde e não só conseguiu chegar ao SQ3, como ainda conseguiu um espetacular quarto lugar.

Um dos grandes problemas da primeira sessão de qualificação (SQ1) para as equipas foi o timing de saída das boxes e foram muitos os pilotos que não conseguiram fazer uma última volta, por causa do trânsito, o que resultou na sua eliminação. Bortoleto, Tsunoda e a dupla da Haas, Ocon e Bearman, foram alguns deles, acabando os quatro eliminados, assim como Colapinto.

Leclerc passou por pouco e isso voltou-se a repetir no SQ2: só na última volta é que conseguiu garantir um lugar no SQ3 e o seu colega de equipa da Ferrari, Hamilton, esteve mesmo muito perto de ser eliminado, mas por 0.006 segundos que não foi e no seu lugar não passou Kimi Antonelli, seu sucessor na Mercedes. Essa foi a grande surpresa do SQ2, Hadjar, Gasly, Stroll e Lawson (que não fez tempo por sair de pista) acompanharam o italiano.

Na SQ3, o tetracampeão do mundo bateu o inglês por 0,071 segundos e o australiano ficou bastante mais atrás (+0,380). Por outro lado, Russell desapontou um pouco, perdendo esse quarto lugar atrás de Hulkenberg, mas se falarmos de desapontar temos de mencionar a Ferrari: Leclerc ficou em 10.º e Hamilton em 8.º. Entre eles está Albon e Sainz, o outro Williams, conseguiu o sétimo lugar, com o compatriota Fernando Alonso a ficar em sexto.