Kiko Costa - Foto: IMAGO
Kiko Costa - Foto: IMAGO - Foto: IMAGO

Um português entre os nomeados para Jogador Jovem do Ano

Kiko Costa concorre à distinção com Óli Mittún e Nikola Roganovic

A Federação Internacional de Andebol (IHF, na sigla em inglês) revelou esta quinta-feira os nomeados para os prémios de melhor Jogador Jovem do Ano e há um português na corrida.

Kiko Costa, atleta do Sporting e da Seleção Nacional, concorre à distinção juntamente com Óli Mittún (Ilhas Faroé/GOG) e Nikola Roganovic (Suécia/Malmo).

«Em 2025, Francisco Costa confirmou o seu estatuto como a próxima grande estrela do andebol, provando ser um dos melhores jovens laterais-direitos do mundo, graças à sua capacidade explosiva de finalização e visão de jogo. Com apenas 19 anos, brilhou no Campeonato do Mundo de 2025, disputado na Croácia, Dinamarca e Noruega, onde Portugal alcançou um histórico quarto lugar», lê-se no site oficial da IHF.

«Costa foi distinguido como o Melhor Jovem Jogador da competição (prémio para o melhor atleta sub-21), integrando também a Equipa Ideal do torneio. Marcou 54 golos (segundo melhor marcador, com 69% de eficácia) e somou 22 assistências, tendo participação direta em 77 dos golos de Portugal. A sua estreia no Mundial de 2023 já antecipava este crescimento, e o lateral demonstrou ainda mais maturidade tática e brilhantismo técnico», acrescenta a nota.

E conclui: «Ao serviço do Sporting, Costa tem exibido uma consistência notável, aliando remates potentes a uma excelente leitura de jogo. Terminou a época anterior da Machineseeker EHF Champions League com 79 golos e, na presente temporada, já leva 70, sendo o quarto melhor marcador da prova.»