Rafa Silva, avançado do Besiktas - Foto Imago
Rafa Silva, avançado do Besiktas - Foto Imago

Treinador do Besiktas aponta o dedo a Rafa «Nos treinos é zero!»

Jogador foi assobiado e criticado no dia em que regressou à equipa

Rafa Silva foi suplente não utilizado no Besiktas no jogo deste sábado frente ao Rizspor (1-0), depois de várias semanas afastado, primeiros dos treinos e depois dos jogos.

O avançado português, de 32 anos, quer sair e mantém-se em conflito no clube de Istambul, apesar deste regresso aos convocados, que não correu bem — foi assobiado pelos adeptos no momento do aquecimento e no final do desafio o treinador do Besiktas, Sergen Yalçin, em conferência de imprensa criticou duramente o jogador.

Se é o jogador mais caro da equipa, mas não me quer ajudar, que posso fazer?

«Não quero falar muito sobre Rafa, mas o mesmo tema vem até nós e tenho de falar. Vocês acham que ele está a treinar? Está a treinar para cumprir contrato. Se tivesse de lhe dar uma nota de zero a dez pelos treinos, seria zero! Até pela saúde do atleta seria imprudente colocá-lo a jogar. Está fora de questão. Não há nada que possamos a fazer, só avaliar. Não sei se ele continuará aqui. Se é o jogador mais caro da equipa, mas não me quer ajudar, que posso fazer? Se ele treinar como um jogador de futebol, abriremos a porta. Na situação atual não é possível manter a porta aberta para Rafa», diz o treinador, questionado pelo facto de não ter lançado o português em campo.

«A bomba explodiu nas nossas mãos quando não esperávamos: Rafa Silva. A bomba explodiu na minha mão quando tentava garantir aos adeptos que não havia problema, que não íamos perder o jogador, para ficar bem com ele...», lamentou Sergen sobre Rafa Silva, que esta época tem 5 golos e 3 assistências em 16 jogos pelo Besiktas.

Rafa quer sair e esse parece ser o desfecho cada vez mais provável, apesar do Besiktas resistir ao cenário e querer cobrar os 15 milhões de euros da cláusula de rescisão do contrato do jogador, que é válido até 2027.

O Benfica, como A BOLA já detalhou, segue o processo e admite tentar a contratação desde que Rafa Silva consiga a desvinculação e manifeste vontade de regressar ao futebol português.