'The Best': dois portugueses no melhor onze de 2025, mas fora do top-3
Depois de conquistar a Bola de Ouro, Ousmane Dembélé venceu também o prémio FIFA The Best, referente ao melhor jogador do ano, e esteve em Doha, no Qatar, para receber o prémio, esta terça-feira, antes da final da Taça Intercontinental com o Flamengo. O ex-Barcelona sucedeu a Vinícius Júnior (2024) e é o segundo jogador francês a celebrar esta conquista, depois de Zidane em três ocasiões (1998, 2000 e 2003).
#TheBest FIFA Men's Player 2025: Ousmane Dembélé. 🏆
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) December 16, 2025
Vitinha e Nuno Mendes, seus colegas de equipa, também estavam nomeados, mas até acabaram por ficar de fora do top-3, composto por Kylian Mbappé e Lamine Yamal. No entanto, os dois portugueses estão presentes no onze do ano e, surpreendentemente, o avançado do Real Madrid, Bota de Ouro, foi esquecido de um momento para o outro.
No onze da FIFA, Dembélé faz parceria de ataque com Yamal, enquanto Vitinha é acompanhado por Pedri, Bellingham e Palmer no meio-campo. Já na defesa, ao lado de Nuno Mendes estão Van Dijk, Pacho e Hakimi, enquanto a baliza é ocupada por Donnarumma, eleito pela primeira vez o melhor guarda-redes do mundo com o prémio The Best.
#TheBest FIFA Men's 11 in 2025. ✨
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) December 16, 2025
Ao todo são seis jogadores do PSG, isto se contarmos com Donnarumma, atualmente no Manchester City, mas que foi o guarda-redes titular na excelente temporada dos parisienses. Também Luis Enrique não saiu de mãos a abanar e foi considerado o melhor treinador do ano, sucedendo a Ancelotti (2024).
O espanhol foi à final com Arne Slot e Hansi Flick e venceu, sendo que Roberto Martínez, selecionador de Portugal, também estava nomeado, mas falhou o top-3 apesar da conquista da Liga das Nações. Apesar de estar em Doha, foi um adjunto de Luis Enrique a receber o prémio em nome da equipa técnica.
Luis Enrique: #TheBest FIFA Men's Coach 2025! 👔
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) December 16, 2025
Já no futebol feminino, Aitana Bonmatí recebeu o Prémio The Best para se sagrar melhora jogadora do mundo pela terceira vez consecutiva na sua carreira (tem as mesmas Bolas de Ouro), e Sarina Wiegman, selecionadora de Inglaterra, foi a melhor treinadora pela quinta vez, após a conquista do Euro feminino. Hannah Hampton foi a melhor guarda-redes e Lizbeth Ovalle, do Tigres, venceu o Prémio Marta, referente ao melhor golo no futebol feminino.
Por outro lado, Santiago Montiel, argentino do Independiente, conquistou o Puskás 2025, batendo o português Kévin Rodrigues e sucedendo a Alejandro Garnacho. Lamine Yamal ficou em terceiro lugar e Declan Rice em segundo, numa votação com mais de um milhão de votos, segundo a FIFA.
De resto, os adeptos do Zakho SC, do Iraque, vencerem o prémio The Best de melhores adeptos, pela iniciativa de lançarem brinquedos para o relvado que seriam depois doados a crianças doentes. Já o prémio fair-play da FIFA de 2025 foi para Andreas Harlass-Neuking. O médico especialista em medicina desportiva e cirurgia desportiva trabalha no SSV Jahn Regensburg, da Alemanha, e salvou a vida de um adepto adversário durante a partida desta equipa contra o Magdeburg, na segunda divisão alemã.