Nuno Mendes e Vitinha serão os melhores do Mundo?
O mundo do futebol reúne-se em Doha, no Catar. Não, não será apenas para saber quem conquista a Taça Intercontinental, amanhã, final entre o Flamengo e o PSG. Hoje, na véspera do grande jogo, um dos momentos da época com a FIFA a entregar o prémio The Best, que reconhece os melhores do mundo em 2025. Se há portugueses na corrida? Claro que há: Nuno Mendes e Vitinha têm legítimas aspirações a ganhar e o selecionado Roberto Martínez também, até porque a conquista da Liga das Nações fez dele dos técnicos mais bem sucedidos do planeta.
É verdade que o PSG teve época perfeita — conquistou todos os troféus, com exceção, já no final da temporada, do Campeonato do Mundo de Clubes, que o Chelsea arrebatou ao bater na final o campeão europeu, por 3-0 — e que por isso Dembélé levou para casa a Bola de Ouro. Não, não foi consensual, pois em Espanha até eram enormes as pressões para Lamine Yamal, do Barcelona, ser o escolhido.
Às 17 horas terá início a cerimónia que reunirá cerca de 800 convidados, com o presidente da FIFA, Gianni Infantino, a presidir a cerimónia e a anunciar os vencedores entre os melhores jogadores, masculinos e femininos, os mais competentes treinadores e ainda reconhecer o melhor golo, o que mais se destacou em cada uma das posições do campo, a mais disciplinada das formações e, finalmente, os adeptos que melhor suportam as suas equipas.
Nuno Mendes e Vitinha certamente que não estão na primeira linha dos favoritos a ganharem o The Best, mas a verdade é que Portugal já deixou marcas no momento em que se escolhe o melhor do Mundo e a sensação do País é de que até poderia ter sido mais vezes reconhecido o capitão da Seleção Nacional, Cristiano Ronaldo.
O avançado do Al Nassr, que continua a lutar por chegar ao golo 1000 em jogos oficiais (tem nesta altura 954 golos), venceu duas vezes, em 2016 e 2017, mas foi segundo em 2018 e 2020 e terceiro em 2019.
E como o duelo tem décadas e será sempre muito complicado dizer quem será o melhor, o argentino Lionel Messi recebeu o The Best três vezes, em 2019, 2022 e 2023, tendo sido segundo em 2016, 2017 e 2012 e terceiro em 2020.
Nenhum dos dois está nomeado para 2025, mas a polémica não deixa de estar presente, até porque Haaland, do Manchester City, não é um dos nomeados e na luta pelo estatuto de melhor do mundo continuam Dembélé, Lamine Yamal, Mohamed Salah, Harry Kane ou Cole Palmer.
O Mundo do futebol de olhos posto em Doha, no Catar e nunca será de descartar a possibilidade de Vitinha ou Nuno Mendes surpreenderem.