Taça da Liga continua a ser em Leiria... para já
No próximo mês de janeiro, Leiria voltará a ser a capital do futebol. A razão prende-se com a final four da Taça da Liga, competição que vai realizar-se pelo sexto ano consecutivo naquela cidade. A cerimónia de apresentação do certame decorreu na manhã desta segunda-feira, precisamente no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, e, na ocasião, Reinaldo Teixeira, presidente da Liga, justificou as razões para a escolha de mais uma edição da prova. Ainda que o líder máximo do organismo tenha enfatizado que há outros municípios interessados em receber o evento.
«Nesta viagem na Liga criámos uma relação de amizade com a CM Leiria. O entendimento foi fácil e essa é a razão para a competição continuar cá. Leiria está no centro do país. 6 e 7 de janeiro as meias-finais e 10 de janeiro a final. Enquanto cá estivermos faremos tudo para nos mantermos neste local, apesar de haver outros municípios interessados [em receberem a final four da Allianz Cup]. O desejo de mantermos a competição em Leiria é igual para a Liga e para o município. Estou eleito até 2027 e a intenção é não fazer qualquer compromisso para lá dessa data. O acordo foi para esta época. Há vários municípios empenhados e motivados para levarem a competição e a nós compete-nos dialogar com todos. Leiria tem a grande vantagem de ter um presidente que conhece a competição», começou por dizer, acrescentando que as dinâmicas de anos anteriores irão manter-se.
«Vamos voltar a ter corrida do adepto, a fan zone. Tudo o que há à volta do evento para envolver a cidade e a comunidade. Evento com importância para Leiria, para o país e também com dinâmica internacional. Vamos ter ações de âmbito social, através da Fundação da Liga, com crianças e escolas. Estou seguro de que o relvado estará em condições, tal como nas edições passadas. Uma palavra também para a PSP, que tem tido uma ação muito próxima e que se nota todos os anos», salientou, antes de dar conta de uma situação que poderá vir a ser novidade nesta final four: a venda de bebidas alcoólicas no interior do estádio. «Estamos a analisar a hipótese de serem vendidas bebidas com baixo teor alcoólico em dias de jogos. Vamos, em conjunto com as sociedades desportivas, tudo fazer para que isso possa acontecer, com regras e disciplina.»
Já sobre a possibilidade de a Taça da Liga poder vir a realizar-se no estrangeiro, algo que já foi aflorado em épocas anteriores, ainda com Pedro Proença na presidência do organismo, Reinaldo Teixeira foi claro: «Neste momento não tivemos qualquer abordagem nesse sentido. Se o anterior presidente o disse é porque houve essa hipótese e, se fosse esse o caso, nós iríamos honrar esse compromisso.»
Autarquia de braços abertos
Também presente na cerimónia esteve, naturalmente, Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria. O autarca reforçou a importância que a Taça da Liga tem no contexto local e garantiu que o município irá continuar a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para continuar a receber a prova.
«É uma competição de grande importância para a cidade. Temos um estádio totalmente preparado para receber eventos desportivos e também culturais. Temos um planeamento de ações para todo o ano de modo a justificar o investimento que foi feito. A Allianz Cup é um dos eventos principais e conseguimos alcançar esse objetivo de trazer a competição para Leiria. É também um desafio para a sociedade desportiva regional, uma vez que é uma semana de atividades em que a cidade se transforma. É uma cidade que se veste de futebol. E só assim é que faz sentido organizar eventos em parceria. Esta competição é uma das mais acarinhadas pela população leiriense. O evento tem tido uma qualidade extraordinária nos últimos seis anos, não só no estádio, como na televisão. Acho que voltará a ser um sucesso. A nossa disponibilidade para voltarmos a receber a competição é total. Este é um ano em que temos de reforçar a nossa capacidade para o evento. Tudo estará em aberto para as edições futuras, mas temos essa disponibilidade», adiantou o político.
Allianz quer a Taça «pelos anos que entenderem»
José Francisco Neves, chief marketing officer da Allianz, também não escondeu a sua satisfação pelo prolongamento da parceria da empresa que representa com a Liga, dando conta de que tem expectativas bem elevadas para mais uma final four da Taça da Liga em Leiria. E assume que a ideia é continuar com a colaboração por muitos anos.
«A Allianz está nesta competição há oito anos, os últimos seis em Leiria. Temos mostrado a todos que é uma competição muito importante no panorama do futebol português e que todos querem ganhar. O futebol positivo é aquele que é jogado dentro das quatro linhas, com o público a aplaudir na bancada. A Allianz estará cá pelos anos que entenderem. Queremos continuar com esta Allianz Cup. Que o mês de janeiro chegue rapidamente para termos mais uma competição fantástica», projetou.
Recorde-se que à fase final da competição, cujas meias-finais estão agendadas para 6 e 7 de janeiro, e a final para 10 de janeiro, só chegarão quatro clubes, precisamente os vencedores dos embates dos quartos de final, que serão realizados já no mês de outubro: SC Braga-Santa Clara, FC Porto-Vitória de Guimarães, Benfica-Tondela e Sporting-Alverca.