Sporting: primeiro reforço de inverno chega para o meio-campo
Rui Borges já sabe o nome do primeiro reforço de inverno para o Sporting: Daniel Bragança. O médio de 26 anos, sabe A BOLA, vai ter autorização para se juntar ao grupo leonino durante o mês de janeiro, quase um ano depois de se ter lesionado com gravidade no joelho esquerdo. O treinador passará a contar com mais uma opção para o meio-campo num altura em que também estará aberta a janela de transferências.
Tudo aconteceu no jogo com o Arouca — 2-2 em Alvalade, na 22.ª jornada do campeonato 2024/2025 a 15 de fevereiro —, ainda antes do primeiro quarto de hora e numa altura em que os leões perdiam por 0-1, depois do autogolo de Rui Silva a meias com St. Juste, que também saiu lesionado. Estava o jogo no minuto 11 quando Daniel Bragança, no meio-campo ofensivo dos verdes e brancos, ao tentar chegar a uma bola colocou mal o apoio e caiu no relvado, ar de dor no rosto, mãos logo agarradas ao joelho esquerdo. Assistido, logo se percebeu que não podia ficar em campo. Saiu amparado, deu o lugar a Conrad Harder aos 14’.
As más notícias confirmaram-se no dia seguinte: rotura total do ligamento cruzado anterior. O tratamento conservador não seria suficiente, era preciso ir para a sala de operações. A intervenção cirúrgica teve lugar no dia 24 de fevereiro e desde então começou programa intenso de recuperação.
Não era a primeira vez que Bragança era obrigado a longa paragem. Em 2022 foi por causa do joelho direito, desta vez do esquerdo. E na época não era também a primeira paragem do médio — problema muscular afastou-o dos relvados durante mais de um mês, entre 5 de dezembro, quando se lesionou no jogo com o Moreirense (1-2), e 18 de janeiro, dia em que voltou a jogar, no 3-0 ao Rio Ave.
Foram largos dias passados no departamento médico e também no ginásio mas Bragança já pisa o relvado e já trabalha com bola, tem dado boa resposta mas a unidade de performance não vai forçar um regresso. Tudo está preparado para tal acontecer em janeiro e será em janeiro que o treinador vai contar com nova opção para o setor.
Outras lesões
Mais cedo de volta aos relvados estará Nuno Santos. Rotura do tendão rotuliano do joelho direito impede-o de jogar desde 26 de outubro de 2024, há mais de um ano, portanto. O ala-esquerdo espera apenas pela autorização para voltar ao grupo, uma vez que está na fase final da recuperação. Tal pode acontecer nos próximos dias, espera-se pela autorização da unidade de performance.
Além dos lesionados de longa duração, estão ainda de fora das opções de Rui Borges os avançados Pedro Gonçalves e Ionnidis. O primeiro por problema muscular na coxa direita e o segundo por lesão ligamentar no joelho direito também sofrida diante do Santa Clara. Ambos trabalham para poderem jogar no dérbi com o Benfica, no dia 5 de dezembro.
Debast e João Simões também estão lesionados, o belga no joelho esquerdo e o português ressentiu-se de problema antigo no pé esquerdo. O central pode voltar já no sábado com o Marinhense na Taça de Portugal, o problema do médio não apresenta gravidade.
Ida ao mercado equacionada
O regresso de Daniel Bragança em janeiro pode ser encarado como um reforço de inverno dos leões mas independentemente do regresso do camisola 23, o meio-campo leonino vai igualmente ser alvo de na análise da administração da SAD verde e branca no que ao mercado diz respeito. Não apenas para o curto/médio prazo mas também a pensar mais à frente, para o verão. Porque no imediato apenas João Simões (que agora recupera de lesão) tem respondido afirmativamente a jogar ao lado de Morten Hjulmand no miolo. Hidemasa Morita ainda não se reencontrou devido aos problemas físicos, Kochorashvili, vindo da 2.ª divisão de Espanha, do Levante, também ainda não encontrou espaço neste patamar mais elevado...
Já no final da época, Morita em final de contrato vai dizer adeus e Hjulmand será ativo a vender para realização de encaixe elevado no verão. Por isso há que precaver também o futuro.
À porta de entrada do setor está Rayan Lucas, brasileiro de 20 anos que está cedido pelo Flamengo e por quem o Sporting vai acionar cláusula de compra de 4 milhões de euros. Mas isso não invalida a provável contratação de um jogador para o setor. E tal até pode acontecer já em janeiro.
Artigos Relacionados: