Dinamarca empata, Escócia perde e tudo se decidirá na última jornada
Três minutos fizeram toda a diferença para a Dinamarca, que não perdeu o primeiro lugar do grupo C do apuramento para o Mundial 2026, mas complicou as contas ao empatar com a Bielorrússia, por 2-2.
Perante um Parken cheio, os dinamarqueses, com várias poupanças, a pensarem no jogo que se adivinhava decisivo na Escócia, na terça-feira, tiveram uma hora de controlo. Remataram mais, tiveram muito mais posse de bola e estiveram constantemente por cima da partida. 11 minutos bastaram para que os anfitriões chegassem à vantagem, graças a golo de Damsgaard, que, com um belo disparo de fora de área, provocou a festa nas bancadas.
Remate exímio de Damsgaard 🔥#sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #QualificaçãoMundial #Dinamarca #Bielorrússia pic.twitter.com/8Fs069FJRw
— sport tv (@sporttvportugal) November 15, 2025
Foi, por isso, com muita surpresa que, a partir dos 62', se assistiu a uma onda atacante avassaladora... da Bielorrússia. Um remate cruzado de Gromyko valeu o empate aos bielorrussos, que, logo a seguir, acertaram no poste. A frustração do guarda-redes Kasper Schmeichel para com a sua linha defensiva não teve muito efeito, uma vez que, segundos depois, Demchenko fez o golo da reviravolta.
Em três minutos, a Dinamarca, que já estava com pé e meio no Mundial, atendendo a que a Escócia perdia na Grécia, na altura, por 0-3, encontrava-se de repente a perder. Período de desatenção e diminuição da intensidade levaram a que os visitantes se colocassem em vantagem.
Os homens da casa pressionaram, Morten Hjulmand, do Sporting, e Victor Froholdt, do FC Porto, entraram em campo e, aos 79', o empate voltou a ser realidade, graças a grande pontapé de Isaksen. Mas a pressão final não rendeu mais golos.
Bem mais a sul da Europa, a Grécia, já afastada do Mundial, entrou a todo o gás frente à Escócia. A primeira parte não havia ocorrido sem percalços: Pavlidis saiu lesionado e McTominay acertou na barra. Mas o golo de Bakasetas era suficiente para que a equipa da casa, que também contou com Vagiannidis, do Sporting, no onze, fosse para o descanso a vencer.
Aos 57', Karetsas, prodígio de 17 anos do Genk, fez o segundo do conjunto helénico, seis minutos antes de Christos Tzolis, extremo do Club Brugge, assinar o 3-0 com um disparo fulminante.
Tzolis do meio da rua 💣#sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #QualificaçãoMundial #Grécia #Escócia pic.twitter.com/RwslaAGvKu
— sport tv (@sporttvportugal) November 15, 2025
E aí... a Escócia acordou. Ben Doak apareceu na área para fazer o primeiro dos visitantes aos 65' e, cinco minutos depois, Ryan Christie fez, de cabeça, o 3-2. Bakasetas, autor do primeiro golo dos anfitriões, foi expulso, o que precipitou ainda maior pressão da Escócia, mas já tardia para conseguir qualquer ponto.
Só se decide (mesmo) na última jornada
Nada ficaria decidido na penúltima jornada do grupo C, mas, tendo em conta a derrota da Escócia, uma vitória da Dinamarca obrigaria os escoceses a vencerem os dinamarqueses na próxima ronda, a última, por diferença de quatro golos ou mais. Esta combinação de resultados deixa as duas seleções separadas por um ponto, o que significa que basta a vitória da Escócia no próximo jogo para ultrapassar a seleção de Froholdt e Hjulmand na classificação. O empate continua a servir aos líderes do grupo.
Artigos Relacionados: