Pedro Gonçalves num lance com Florentino, em na 28.ª jornada de 2023/2024
Pedro Gonçalves num lance com Florentino, em na 28.ª jornada de 2023/2024 (Miguel Nunes)

Sporting: Pedro Gonçalves é o ‘matador’ e são dois os reis dos dérbis

Camisola 8 soma quatro golos marcados ao Benfica numa dezena de jogos, enquanto Gonçalo Inácio e Nuno Santos têm mais presenças em duelos com o eterno rival. Catamo tem sido amuleto

O dérbi dos dérbis. Sporting e Benfica podem estar a apenas 90 minutos de se sagrarem campeões nacionais. A Luz vai engalanar-se para servir de palco a tão importante encontro, em que os leões têm possibilidade inédita de se consagrarem no terreno do eterno rival, em caso de vitória, ou manter o primeiro lugar, com um empate. 

Segredos há poucos ou nenhuns entre as duas equipas que, esta temporada, vão defrontar-se quatro vezes – duas para a Liga e duas finais, uma da Taça da Liga e a outra da Taça de Portugal, agendada para dia 25 deste mês – e que contam com jogadores de craveira e batidos nestas andanças de ambientes escaldantes característicos dos dérbis.

Do lado do Sporting A BOLA apresenta-lhe os reis das presenças em dérbis: Gonçalo Inácio e Nuno Santos, com 11 participações cada, cujo saldo é positivo ao nível de vitórias e com um golo marcado por cada um (ver quadro).

O central, formado em Alvalade, defrontou as águias pela primeira vez a 15 de maio de 2021, na 33.ª jornada da Liga, com o Benfica a vencer na Luz, por 4-3, tendo cumprido os 90 minutos.

Já o lateral, que em 2015/2016 jogava de águia ao peito, estreou-se contra a sua antiga equipa a 1 de fevereiro de 2021, com uma vitória dos verdes e brancos, com golo de Matheus Nunes (90+2), na 16.ª ronda da Liga, sendo que, antes, ao serviço do Rio Ave já havia defrontado o Benfica por sete ocasiões.  

Na lista de mais ‘batidos’ em dérbis seguem-se Matheus Reis, Ricardo Esgaio e Pedro Gonçalves, este último que é o matador no confronto com o eterno rival: tendo marcado quatro golos.

Bisou em 2020/2021, na vitória em Alvalade, por 4-3, jogo já aqui referido, voltou a faturar em 2022/2023, no empate (2-2) na Luz, na 16.ª jornada do campeonato e, por último, na época seguinte, fez o gosto ao pé na 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, com o Sporting a ganhar ao Benfica, por 2-1.

Recorde o bis de Pedro Gonçalves.

O camisola 8 dos do Sporting é um ‘reforço’ para Rui Borges nesta reta final de época, depois de ter estado arredado dos relvados durante cinco meses, devido a lesão. É certo que o esquerdino não está num pico de forma, mas falamos de um jogador com caraterísticas que, numa jogada, pode fazer a diferença.   

GYOKERES ESTÁ SEDENTO... DE GOLOS

Nos últimos dois jogos entre leões e águias, Geny Catamo tem sido o amuleto, com um bis no ano passado (no jogo da 28.ª jornada) e colocou a sua assinatura no golo solitário no encontro da primeira volta, ambos os jogos em Alvalade. 


No jogo deste sábado os holofotes vão incidir sobre Gyokeres, que já marcou por três vezes aos encarnados. O avançado sueco está sedento de golos, tendo em vista os objetivos que traçou para os últimos três jogos da época: conquistar o bicampeonato, a Taça de Portugal, a Bota de Ouro e chegar aos 100 golos de leão ao peito.   

Sugestão de vídeo: