Sporting entrou na Taça Europa com uma vitória. Foto: FIBA
Sporting entrou na Taça Europa com uma vitória. Foto: FIBA

Sporting começa caminhada europeia com vitória

Leões receberam e bateram os italianos do Dinamo Sassari na primeira jornada da fase de grupos da Taça Europa

Foi um Sporting de orgulho ferido e em busca de mostrar uma boa imagem - depois da derrota pesada no dérbi frente ao Benfica (66-103) - que recebeu os italianos do Dinamo Sassari. Determinados em dar uma resposta em frente dos seus adeptos, os leões iniciaram a campanha europeia com uma vitória sofrida, mas saborosa, por 80-77, na primeira jornada da fase de grupos da Taça Europa.

O primeiro período foi marcado pelo equilíbrio, com as duas equipas a procurarem impor o seu ritmo. O Sporting terminou a etapa inicial na frente (21-20), muito graças à aposta certeira no tiro exterior. Os leões mostraram uma eficácia impressionante de 45% nos triplos ao intervalo, impulsionados por um inspirado Harden-Hayes, que começou com 4/4 da linha de três pontos e 6/6 de campo, totalizando 16 pontos na primeira parte.

Do outro lado, o Dinamo Sassari procurava explorar o jogo interior, mas mostrava alguma ineficácia no tiro exterior. Aproveitando essa fragilidade, o Sporting disparou no marcador no segundo período, chegando a uma vantagem de 15 pontos após um parcial de 10-0. Swenson, também em destaque, somava 15 pontos até ao intervalo, com os leões a recolherem aos balneários a vencer por 47-34.

A história do jogo, contudo, mudou radicalmente no regresso dos balneários. O Sassari entrou forte e determinado, assinando um parcial de 10-0 que rapidamente reduziu a diferença, primeiramente, e assumiu mesmo a frente do marcador aos 50-51. O Sporting vacilou, cometendo vários turnovers e perdendo eficácia ofensiva - marcando apenas seis pontos em todo o terceiro período. Os italianos, mais intensos e eficazes, dominaram por completo e terminaram o período com uma vantagem de 53-64, depois de um impressionante parcial de 30-6.

Mas os leões recusaram-se a baixar os braços. O quarto período trouxe nova alma à equipa de Alvalade, que abriu com três triplos consecutivos para reduzir a desvantagem. O jogo tornou-se frenético, com parada e resposta de ambas as partes. Apesar de Harden-Hayes e Swenson terem perdido fulgor na segunda parte - com apenas um ponto e zero, respetivamente -, Malik Morgan e, especialmente, Brandon Johns assumiram o protagonismo nos momentos decisivos.

Com o Sporting a perdeu por 72-75 a um minuto do fim, Johns apareceu com frieza e determinação: marcou seis pontos do Sporting (dois lançamentos de campo e dois lances livres), guiando a turma de Luís Magalhães até ao triunfo, por 80-77.