Sporting e Benfica na Supertaça de Portugal no Algarve
Sporting e Benfica na Supertaça de Portugal no Algarve - Foto: IMAGO

Sorteio da Champions: o caminho de pedras para Benfica e Sporting

Dois representantes portugueses conheceram esta quinta-feira os seus oito adversários na fase de liga da competição

Complicado, mas não impossível. Benfica e Sporting ficaram a conhecer os seus adversários na UEFA Champions League e a verdade é que têm uma tarefa muito complicada pela frente. O sorteio da segunda fase de liga na história da competição realizou-se no Mónaco, no Grimaldi Forum, esta quinta-feira, e de lá saíram os oito adversários das equipas portuguesas na liga milionária.

Com a ajuda de Zlatan Ibrahimovic e Kaká no palco, os leões foram os primeiros a conhecer um dos oponentes e foi logo uma deslocação teoricamente e historicamente nada agradável: viajam para Munique para defrontar o Bayern, de Raphael Guerreiro. Se a missão parecia difícil, então a outra equipa a sair do Pote 1 também não foi uma surpresa positiva. Apesar de ser em Alvalade, a equipa de Rui Borges tem pela frente os campeões europeus em título, o PSG, do quarteto luso, Vitinha, Nuno Mendes, João Neves e Gonçalo Ramos.

Já o trabalho das águias vai ser igualmente complicado: recebem um dos favoritos na competição, o Real Madrid, no Estádio da Luz, e ainda vão jogar a Londres com o Chelsea, de Pedro Neto e Dário Essugo, que os eliminou no Mundial de Clubes e se sagrou campeão do mundo.

Antes de conhecer os restantes seis adversários, a equipa de Bruno Lage ficou a saber que vão receber a visita do Bayer Leverkusen, de Grimaldo, seu ex-jogador. Além dos alemães, o Benfica ainda joga em casa com os campeões de Itália, o Nápoles, e os campeões do Azerbaijão, o Qarabag. Relativamente a deslocações, voltaram a ter pouca sorte no sorteio e os encarnados viajam para Turim (Juventus, de Francisco Conceição e João Mário), Amesterdão (Ajax) e Newcastle.

Ainda no Pote 2, o Sporting ficou a conhecer mais dois adversários e um deles é comum com o rival da segunda circular: a Juventus, tendo também de se deslocar para solo italiano. Porém, ao contrário do Benfica, os leões vão ter de lá voltar para defrontar o Nápoles, o outro oponente comum, mas as águias recebem os campeões da Serie A em Lisboa.

No Estádio José Alvalade, além do PSG, os bicampeões nacionais vão receber também o Club Brugge, que defrontaram na Bélgica na época passada (1-2), o Marselha, com quem perderam duas vezes na Champions em 2022/23, e ainda os estreantes do Kairat Almaty, de Jorginho. Assim, está confirmada a maior deslocação na história das competições europeias: os cazaques viajam para Lisboa para defrontar o Sporting, num percurso de 6,9 mil quilómetros.

De resto, a outra deslocação é a Bilbau para enfrentar o Athletic, mas ainda não se conhece o calendário oficial, que só vai ser divulgado pela UEFA no sábado. A primeira jornada da fase de liga vai ser jogada entre 16 e 18 de setembro e a última joga-se a 28 de janeiro, com a final a estar marcada para o dia 30 de maio de 2026, no Puskás Arena, na Hungria.

Sugestão de vídeo