Vinícius Júnior, Prestianni e Camavinga
Vinícius Júnior, Prestianni e Camavinga

Slot: «Prestianni? Podemos sempre fazer mais... »

Painel de Jogadores da FIFA quer sancionar futebolistas que tapem a boca quando comunicam

Na conferência de imprensa de antevisão ao Nottingham ForestLiverpool, Arne Slot foi questionado sobre o alegado insulto racista de Gianluca Prestianni a Vinícius, no BenficaReal Madrid, e deixou claro que o futebol tem de assumir uma responsabilidade acrescida no combate a este tipo de episódios.

O treinador dos reds considerou que, apesar dos avanços, há sempre margem para fazer mais. «Em geral, nunca se faz o suficiente, podemos sempre fazer mais para garantir que isso nunca aconteça de novo. Temos de tentar, como comunidade do futebol, fazer mais do que a sociedade faz. Aliás, talvez não seja tão difícil assim», afirmou o técnico neerlandês.

Slot destacou ainda o cumprimento dos procedimentos previstos no regulamento e a reação pública que se seguiu ao incidente. «Seguiu-se o protocolo no jogo, esse é o primeiro passo. O mundo do futebol reagiu como esperamos que reaja», sublinhou.

«Eu espero que os meus jogadores se comportem de forma semelhante: ajam imediatamente e o árbitro aja de forma parecida, com o protocolo. Agora está sob investigação, por isso não posso dizer muito mais.»

Forest «mais difícil» com Vítor Pereira

Já sobre a partida frente aos tricky trees, Slot assume o desafio adicional de tentar descobrir como o recém-nomeado treinador do Nottingham Forest, Vítor Pereira, irá organizar a equipa no domingo. «Isso torna tudo um pouco mais difícil, porque só temos esta noite [quando o Forest jogar na Liga Europa] para ver se este treinador muda o plantel, muda as táticas.»

«O lado positivo é que ainda há um jogo a ser disputado antes de enfrentarmos o Forest e nósconhecemos o Vítor, pois ele já trabalhou na Premier League na temporada passada, mas tu adaptas-te aos jogadores que tens. Embora os treinadores tenham estilos de jogo preferidos, também levam em consideração os jogadores que tem à disposição», continuou.

«Foi um jogo difícil para nós no início da temporada [derrota por 0-3]. Embora a primeira meia hora tenha sido muito, muito boa para nós. Chance após chance, depois, sofremos um golo numa jogada ensaiada e o jogo mudou completamente», concluiu.