Sismo em Portugal: houve quatro réplicas, autoridades apelam à «tranquilidade»
Esta manhã, houve quatro réplicas do sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter, sentido em Portugal às 5h11, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Até ao momento, garantiu o comandante nacional da Proteção Civil, no briefing realizado pouco depois das 8h00, «não há registo de danos pessoais ou materiais».
As réplicas tiveram as magnitudes 1,2, 1,1, 0,9 e 1,0 na escala de Richter e foram registadas entre as 5h47 e as 7h27. «É perfeitamente normal», explicou André Fernandes.
O responsável confirmou ainda que houve um «pico de chamadas» para os bombeiros e a Proteção Civil: «Os bombeiros foram prestando informações à população e dando recomendações.»
Já o secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Ribeiro, apelou à «tranquilidade» dos portugueses, sublinhando que devem «seguir as recomendações das autoridades».
O comandante André Fernandes explicou também que este sismo «não reúne critérios» para serem ativados os «planos especiais para este tipo de eventos», como o alerta de tsunami, uma vez que isto só acontece em terramotos a partir da magnitude 6,1.
«Entrámos numa fase de monotorização e o IPMA está em contacto permanente com a Proteção Civil», concluiu.
Notícia atualizada às 11h59