Richard Ríos ao serviço da Colômbia - Foto: IMAGO
Richard Ríos ao serviço da Colômbia - Foto: IMAGO - Foto: IMAGO

Selecionador colombiano dá boas notícias ao Benfica sobre Richard Ríos

Nestor Lorenzo destacou disponibilidade do médio dos encarnados, mas imprensa local antecipa gestão contra a Nova Zelândia

Richard Ríos pode ser poupado na receção da Colômbia à Nova Zelândia, em duelo particular disputado em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, a partir das 00h30 de domingo. O selecionador dos cafeteros, Néstor Lorenzo, explicou que a lesão contraída pelo médio ao serviço do Benfica contra o Casa Pia (2-2), a 9 de novembro, condicionou-o durante os primeiros dias de estágio.

«Teve um golpe no tornozelo na última partida do Benfica, mas já está bem, a treinar da melhor maneira», explicou o técnico de 59 anos. Lorenzo frisou que Ríos está «disponível» para o duelo contra a Nova Zelândia, mas a imprensa local antecipa mudanças no onze, dado o caráter particular da partida.

A qualificação para o Mundial 2026 já garantida pela Colômbia oferece mais margem a Néstor Lorenzo para gerir com pinças os principais jogadores nesta janela de novembro e conceder oportunidades a jogadores menos utilizados, simultaneamente. Jonathan Lerma, do Crystal Palace, e Kevin Castano, do River Plate, estão na calha para substituir o médio do Benfica.

No final do empate contra o Casa Pia (2-2), o Benfica revelou que Ríos tinha sofrido um traumatismo no tornozelo direito. Os alarmes soaram na Colômbia, pois uma das figuras da seleção trabalhou apenas no ginásio enquanto o grupo fez o normal trabalho com bola no relvado, nos primeiros dias do estágio em solo norte-americano.

A Colômbia volta a entrar em campo na madrugada de terça-feira, diante da Austrália.

James Rodríguez no olho do furacão

James Rodríguez deve ter minutos ao serviço da Colômbia, no rescaldo da desvinculação do Club Léon. Néstor Lorenzo frisou que a «ansiedade» de procurar clube pode prejudicar o médio de 33 anos. «Quando vem para a seleção, coloca-se à disposição do grupo. As partidas são seguidas, temos pouco tempo de recuperação. Vamos gerir para que os jogadores não sofram», explicou o selecionador dos cafeteros.

O lateral direito do Crystal Palace Daniel Munoz acompanhou o selecionador colombiano na antevisão ao duelo contra a Nova Zelândia. Questionado sobre o estatuto de James Rodríguez e de Richard Ríos no seio da equipa, o atleta de 29 anos deixou um aviso: «Somos todos titulares, todos competimos para dar dores de cabeça ao profe [Néstor Lorenzo], é o treinador que decide quem joga, temos de fazer bem as coisas nos clubes e aqui.»