Andreas Schjelderup, jogador do Benfica, de José Mourinho
Andreas Schjelderup, jogador do Benfica, de José Mourinho - Foto: IMAGO

Mercado Benfica: espanhóis garantem que Mourinho travou saída de Schjelderup

Norueguês estava acordado para sair das águias para o Maiorca, por empréstimo até ao final da época, mas o treinador português mudou de planos perto do fim do mercado

José Mourinho foi decisivo para bloquear a transferência de Andreas Schjelderup para o Maiorca no último dia do mercado de inverno em Portugal e Espanha, garante a Marca. O clube espanhol tinha a contratação do avançado norueguês como prioritária e chegou a acordo tanto com o emblema encarnado como com o jogador, por empréstimo até ao final da época, mas o técnico português vetou a operação em cima do fecho.

A equipa de Samu Costa procurava um futebolista versátil para reforçar o seu ataque e viu em Schjelderup, de 21 anos, a solução ideal. O jogador, por sua vez, pretendia mais minutos de jogo, algo que a equipa espanhola lhe podia garantir. Contudo, Mourinho manifestou a intenção de contar com o jovem para a segunda metade da época, travando assim a sua saída da Luz.

A decisão do treinador terá sido influenciada pela excelente exibição do norueguês frente ao Real Madrid, na última ronda da fase de liga da UEFA Champions League, onde foi decisivo ao marcar dois golos na vitória por 4-2 e eleito o melhor em campo, garantindo também um lugar no play-off, em que vão defrontar precisamente os merengues. Apesar desse momento alto, Schjelderup tem vindo a perder protagonismo no campeonato português, no qual marcou apenas um golo até ao momento.

Com o objetivo de garantir mais tempo de jogo e chegar em boa forma ao Mundial, que se realiza em junho nos Estados Unidos, México e Canadá, o internacional norueguês estava interessado em sair em janeiro. Além do Maiorca, Schjelderup teve propostas de clubes italianos e ainda do Club Brugge, da Bélgica, mas continuou no Benfica.

Com contrato válido com o Benfica até 2028, o avançado, que foi titular em 7 dos 14 jogos que disputou na Liga, continuará assim a lutar por um lugar na equipa encarnada, enquanto ambiciona ser uma peça importante para a Noruega no próximo Campeonato do Mundo. Aursnes mudou de ideias e pode-se juntar ao compatriota e colega de equipa.