Jonas Vingegaard já venceu dois Tours e uma Vuelta - Foto: IMAGO

Segredo do sucesso de Jonas Vingegaard é treinar-se com «precisão milimétrica»

Treinador do corredor dinamarquês da Visma define-o como «extremamente metódico e perfecionista» no cumprimento do plano de treinos. «Se lhe digo para treinar 5 horas em determinada zona de intensidade, cumpre-o ao minuto e no alvo», explica

O treinador de longa data de Jonas Vingegaard diz que o corredor dinamarquês, vencedor da Volta a França em 2022 e 2023 e da Volta a Espanha em 2025, atingiu o sucesso por ser «extremamente metódico e perfecionista» no cumprimento do plano de treinos.

Tim Heemskerk treina Vingegaard desde os primeiros tempos do corredor na Jumbo-Visma (antes de se denominar Visma-Lease a Bike), na temporada de 2019, e não tem dúvidas ao afirmar que o rigor e a consistência são alicerces do sucesso do nórdico, que há dois anos procura reconquistar o Tour ao arquirrival Tadej Pogacar.

Mas Vingegaard não sempre foi assim. «Não sabia quem ele era. Achei-o um pouco reservado. Rapidamente percebi que era introvertido, alguém que prefere ficar nos bastidores a estar no centro das atenções. Tranquilo. As nossas personalidades introvertidas são compatíveis. Uma certa confiança desenvolveu-se muito rapidamente e isso foi bom», recordou o treinador neerlandês em entrevista ao Wielerflits.

«Não tínhamos ideia de que tipo de ciclista se tornaria. Que venceria o Tour duas vezes? Não, jamais imaginaríamos isso naquela época. Rapidamente percebi que Jonas ainda tinha muito a aprender. Nos treinos, por exemplo, simplesmente colocava água no bidon», explicou Heemsker.

O progresso foi rápido, mas por vezes inconsistente, e a competição impôs-lhe outros desafios. «Na sua primeira corrida, a Ruta del Sol, ainda ficava muito nervoso. Esse stress limitava o seu desempenho. Depois de conquistar a liderança da Volta à Polónia, o stress impediu-o de dormir a noite toda, o que prejudicou a sua recuperação para o dia seguinte [perdeu mais de 12 minutos na última etapa para o futuro vencedor, Pavel Sivakov]».

Depois, mantendo-se ainda reservado e até introvertido, Jonas Vingegaard abriu-se aos benefícios do rigor. «Em termos de rigor e de adesão às instruções de treino, faz tudo com precisão milimétrica. Se lhe pedir para pedalar durante cinco horas numa zona específica, ele fá-lo ao minuto e na zona-alvo. Compreende perfeitamente que, seguindo com rigor os planos de treino, podemos identificar com precisão o que funciona e o que não funciona para ele», explica Tim Heemskerk.