SC Braga: Niakaté a tempo inteiro para recuperar estatuto
Dono e senhor de um lugar no centro da defesa do SC Braga nas últimas três temporadas (período em que contabilizou 104 jogos, oito golos e duas assistências), Sikou Niakaté tem tido, na presente campanha, algumas limitações físicas que o têm impedido de manter essa regularidade.
Até ao momento, o maliano participou em 12 dos 23 encontros oficiais realizados pelos arsenalistas em 2025/2026, mas a última partida trouxe ao central uma ótima sensação e que o próprio já não vivia há quase um mês e meio: completar os 90 minutos.
Na receção ao Moreirense (2-1), no passado domingo, Niakaté fez parte das escolhas iniciais de Carlos Vicens, realizando uma exibição à sua imagem no eixo da retaguarda, tendo alinhado a totalidade do dérbi minhoto. Repetiu, dessa forma, o que havia feito a 28 de setembro, no desaire (0-1) caseiro frente ao Nacional, em partida da 7.ª jornada da Liga. Depois disso, e durante este período de tempo, o camisola 4 tinha sido titular com o Sporting (1-1), na 8.ª ronda, mas foi substituído no decorrer da segunda parte, e suplente utilizado frente ao Santa Clara (5-0), num embate referente aos quartos de final da Allianz Cup.
Pelo meio, o africano não saiu do banco nos encontros com Celtic (2-0) e Genk (3-4), ambos para a fase de liga da UEFA Europa League, bem como no terreno do FC Porto (1-2), na 10.ª jornada do campeonato.
Agora, e novamente na plenitude das suas capacidades físicas, Niakaté aumenta o leque de opções de Carlos Vicens para o centro da defesa, com o técnico espanhol a poder escolher entre o maliano, Gustaf Lagerbielke, Bright Arrey-Mbi, Paulo Oliveira e os jovens Nuno Matos e Fodé Pascoal. E há ainda Víctor Gómez, que numa defesa a três tem jogado várias vezes como central pela direita.
Artigos Relacionados: