SC Braga: dérbi com os gilistas deu mesmo... galo e exige reação à guerreiro
Cruzes erradas no jogo do galo. O SC Braga perdeu (1-2) o dérbi com o Gil Vicente, ontem, sendo que a derrota, ofereceu, desde logo, uma nova realidade: o 5.º lugar. Com o desaire em Barcelos, os bracarenses foram ultrapassados pelos gilistas na tabela classificativa, estando agora um ponto atrás e... em desvantagem no confronto direto — na primeira volta o Gil Vicente (também) havia ganho na Pedreira: 1-0.
Mas a queda em casa do vizinho trouxe mais dados à equação. Tais como, por exemplo, o facto de ter sido a terceira vez que os comandados de Carlos Vicens estiveram em vantagem e acabaram por sair derrotados. O mesmo tinha acontecido diante de Genk (3-4), na 4.ª jornada da fase liga da UEFA Europa League, e Vitória de Guimarães (1-2), por ocasião da final da Allianz Cup.
E se olharmos aos duelos que o SC Braga empatou depois de ter estado na frente do marcador, então há mais quatro jogos que entram nesta lista: Aves SAD (2-2), Vitória de Guimarães (1-1), Benfica (2-2) e Estrela da Amadora (3-3), nas 3.ª, 6.ª, 16.ª e 17.ª jornadas do campeonato, respetivamente.
Os dois tentos sofridos em Barcelos significaram também o fim de um percurso imbatível que Lukas Hornicek detinha há seis jogos consecutivos. A última equipa a faturar diante do SC Braga tinha sido o Fafe, que a 14 de janeiro venceu os arsenalistas por 2-1, num duelo dos quartos de final da Taça de Portugal.
Com o Gil Vicente, foi a décima vez em 43 jogos oficiais esta época que os arsenalistas consentiram pelo menos dois golos numa partida.
Segue-se o Vitória de Guimarães, no sábado, e o universo bracarense exige resposta digna de guerreiro.