Carlos Vicens, treinador do SC Braga - Foto: Hugo Delgado/LUSA
Carlos Vicens, treinador do SC Braga - Foto: Hugo Delgado/LUSA

SC Braga: Carlos Vicens não engana

O ex-adjunto do Manchester City parece ter metido no avião de Inglaterra para Braga a qualidade de passe que tão bem caracteriza as equipas de Pep Guardiola

Em Braga, aprecia-se muito ter a redondinha no pé e tratá-la com carinho. Não fosse Carlos Vicens discípulo de Pep Guardola.

Quase que escusava este tipo de apresentações, mas os anos todos de convívio com a obsessão pela posse de bola e pelo passe criterioso parecem estar agora a ser refletidos naquela que é a primeira experiência a solo de Carlos Vicens enquanto treinador.

Talvez não seja por acaso - certamente, não será; mas, sim, consequência de muito trabalho - que o SC Braga é a equipa do campeonato com mais passes certos. Segundo o Playmaker, são 5659 trocas de bola bem sucedidas, que se traduzem numa taxa de acerto de 87%.

Nesta equipa, há critério em todos os setores. Começando por trás, curiosamente, vemos que Lagerbielke (586) lidera a lista dos jogadores do SC Braga com mais acerto no passe na Liga. Depois vem Gorby (539); e a fechar o pódio dos guerreiros, João Moutinho (517).

É, no entanto, importante não confundir a eficácia coletiva da individual e referir que Lagerbielke não é o jogador da liga portuguesa com mais passes certos. À frente dele estão ainda Gonçalo Inácio (915), Enzo Barrenechea (731), Bednarek (704), Hjulmand (700) e Otamendi (659). No entanto, os companheiros de equipa dos craques supramencionados não acompanham tão bem este registo como os colegas de Lagerbielke o têm feito.

Caso Leonardo Lelo

Leonardo Lelo tem sido um dos destaques do equipa minhota e até já mereceu elogios do selecionador nacional, Roberto Martínez.

Continuando a estatística dos passes, disponibilizada pelo Zerozero, é possível constatar algo curioso sobre o ex-Casa Pia: por um lado, é o jogador do campeonato com mais passes para trás (126); por outro, a par com Pedro Gonçalves, é também o jogador com mais passes chave. Lelo destaca-se tanto neste parâmetro que até surge no top-10 deste ranking, nas sete principais ligas europeias (inglesa, espanhola, italiana, alemã, francesa, holandesa e portuguesa). São já 30 passes chave feitos.

Também empatado com Pedro Gonçalves, o lateral esquerdo arsenalista é o jogador com mais grandes oportunidades criadas: sete.

Além disso, o jogador de 25 anos formado no Olhanense consta também no top-10 de jogadores com mais cruzamentos certos (23) nas sete principais ligas europeias. Ainda assim, em Portugal é ultrapassado por Sidny Cabral (24) e está empatado com Livolant (23).