Pedro Caixinha no jogo com o Fluminense
Pedro Caixinha no jogo com o Fluminense - Foto: IMAGO

Santos condenado pela FIFA a pagar €2 milhões a Pedro Caixinha

Treinador foi demitido na terceira jornada do Brasileirão

O Santos foi, esta terça-feira, notificado pela FIFA de que foi condenado a pagar uma indemnização de 12,6 milhões de reais, cerca de 2 milhões de euros, a Pedro Caixinha e à sua equipa técnica pelo despedimento consumado a 14 de abril, depois da derrota do Peixe, por 0-1, frente ao Fluminense. O treinador português esteve apenas 16 jogos no comando da equipa de Neymar, totalizando somente seis vitórias nesse período.

De acordo com a imprensa brasileira, o pagamento tem de ser feito de uma vez e só e no prazo máximo de 45 dias. O Santos poderá recorrer para o TAS (Tribunal Arbitral do Desporto europeu), mas, caso veja confirmada a condenação, terá ainda de pagar juros sobre estes 12,6 milhões de reais.

Pedro Caixinha e os adjuntos Pedro Malta e José Pratas, o preparador físico Guilherme Gomes e ainda o treinador de guarda-redes José Belman entraram com uma ação na FIFA pela rescisão unilateral do contrato. O Santos tentou parcelar o pagamento da indemnização, intenção que foi rejeitada por Pedro Caixinha e a sua equipa técnica, que tinham assinado contrato até dezembro de 2026.

O técnico português foi representado pela Art, Rock & Sports, firma portuense de assessoria e consultadoria jurídica e estratégica fundada em junho por Pedro Mota Pinho e Pedro Azevedo Branco, e venceu agora o processo.