Egito volta ao Mundial oito anos depois. Foto: Imago
Egito. 4.ª presença. Melhor: 1.ª eliminatória/fase de grupos (1934, 1998 e 2018). Foto: Imago - Foto: IMAGO

Salah bisa e Egito garante o apuramento para o Mundial 2026

Faraós venceram Jibuti por 3-0 e garantiram o apuramento; Madagáscar impediu a festa do Gana já nesta jornada

O Egito tornou-se esta quarta-feira a 19.ª seleção a confirmar a presença no Mundial 2026, depois de vencer o Jibuti, por 2-0, carimbando o regresso à maior prova de seleções, oito anos depois - falhou o Mundial do Qatar, em 2022.

A precisar de uma vitória para garantir o objetivo, a turma do norte de África - que contou com o ex-Sporting Ramy Rabia a titular - não perdeu tempo e, aos 15 minutos, já ganhava por 2-0.

Ibrahim Adel inaugurou o marcador aos oito minutos, com a estrela da companhia Mohamed Salah a dobrar a vantagem aos 14'.

Com o apuramento na mão, o Egito foi gerindo e chegou ao terceiro golo já na segunda parte, com Salah a bisar aos 84'. Quando soou o apito final, os egípcios fizeram a festa em Casablanca - casa emprestada do Jibuti. Os faraós são a terceira seleção africana a assegurar o lugar no Mundial que se realizará no Canadá, Estados Unidos e México, depois de Marrocos e Tunísia.

Gana terá de esperar

Também o Gana tinha a chance de se apurar já hoje para o Mundial. Para isso, os ganeses teriam de vencer a República Centro-Africana (o que até aconteceu) e teriam de esperar que Madagáscar escorregasse nas Ilhas Comores (o que não aconteceu).

Mohammed Salisu (20'), Thomas Partey (52') Alexander Djiku (69'), Jordan Ayew (72') e Sulemana (87') fizeram os tentos que deram os três pontos ao Gana (5-0), mas Clement Couturier (11') e El Hadary Raheriniaina (73') marcaram os golos do triunfo do Madagáscar (2-1) e impediram a festa ganesa nesta quarta-feira.

Ainda assim, o Gana continua em posição privilegiada para se apurar para o quinto Mundial da sua história, precisando apenas de um empate frente às Comores, na última jornada da fase de qualificação, marcada para o próximo domingo.