Tomás Tavares ingressou no início desta temporada nos polacos do Wisla Plock (Foto IMAGO)
Tomás Tavares ingressou no início desta temporada nos polacos do Wisla Plock (Foto IMAGO) - Foto: IMAGO

Tomás Tavares renasce a trinco

Depois de ter feito toda a formação e dado os primeiros passos profissionais como lateral, treinador Mariusz Misiura adaptou-o a outra posição com sucesso

Tomás Tavares, hoje com 24 anos, não tem tido vida fácil nas últimas temporadas, sobretudo desde que deixou de estar contratualmente ao Benfica, no início da temporada 2022/23. Após passagens pelo Alavés, Farense, Basileia, Lask Linz, Spartak Moscovo e Aves SAD, o luso-cabo-verdiano encontro a felicidade na Polónia, ao serviço do Wisla Plock, clube no qual ingressou no início da temporada depois de ter terminado contrato com o Aves SAD, pelo qual apenas participou em 12 jogos na segunda metade de 2024/25.

Mas o êxito que está a ter neste momento, deve-se, em grande parte a uma ideia defendida pelo treinador do clube, o polaco Mariusz Misiura, o homem que deu indicações ao dirigentes do clube para o contratarem. Misiura já conhecia Tomás Tavares dos tempos em que defrontou o Benfica na Youth League e sempre considerou que a melhor posição para o futebolista natural de Lisboa era a de trinco.

E quando o recebeu, se assim pensou melhor o fez e colocou-o a trinco, posição na qual o futebolista se sente bem e que o tem levado a ser considerado uma das figuras do atual primeiro classificado da Liga polaca, com 30 pontos, em igualdade com o Gornik Zarbre. Até ao momento, Tavares tem oito jogos e nenhum golo, num registo que sofreu um pequeno retrocesso porque esteve cerca de um mês afastado dos relvados devido a uma pequena lesão.

Caso alcance a conquista do Campeonato, será o primeiro título de Tomás Tavares, promovido à primeira equipa do Benfica em 2019/2020 pela mão de Bruno Lage. O futebolista tem 47 internacionalizações pelas camadas jovens de Portugal, mas nenhuma pela Seleção Nacional.