Amorim: «Houve jogos em que jogámos bem e não ganhámos; hoje foi o contrário»
Ruben Amorim destacou o espírito de sacrifício coletivo como a chave para a vitória do Manchester United frente ao Newcastle, num jogo em que, admitiu, a equipa teve de sofrer para garantir os três pontos.
Após o encontro, o treinador português explicou que foi uma partida exigente para os red devils, sobretudo na segunda parte. «Precisámos de sofrer todos juntos no estádio. Foi um jogo muito difícil para nós. Acho que fizemos uma boa primeira parte e depois, na segunda, basicamente defendemos, tentando criar algo com o [Matheus] Cunha», afirmou, em declarações à Sky Sports.
«Tivemos ocasiões na segunda parte através das transições, mas foi uma boa vitória. Já tive muitos jogos aqui em que disse que jogámos muito bem e não conquistámos os três pontos; hoje foi o contrário», continuou.
O técnico sublinhou a importância da união do grupo num momento em que o rendimento coletivo nem sempre tem sido consistente. «Sofremos juntos e conseguimos ganhar o jogo. Passámos muito tempo uns com os outros, tivemos alguns momentos baixos e isso, por vezes, pode trazer coisas boas ao grupo», explicou.
«É bom ter essa sensação de ver os jogadores mais experientes a ajudar os mais jovens, a ajudar a equipa a perceber que estamos a sofrer. Não importa se estás fora do campo, podes jogar o jogo na mesma, e acho que toda a gente jogou o jogo», acrescentou.
Questionado sobre a alteração tática, com a aposta numa linha defensiva a quatro, Amorim justificou a decisão com a necessidade de criar mais perigo. «Senti que essa era a única forma de criar mais perigo, de ter mais oportunidades, com uma linha de quatro atrás e muitos jogadores por dentro», explicou. O treinador recordou ainda um duelo da época passada para sustentar a escolha: «Lembro-me do jogo do ano passado, em que perdemos muitos duelos individuais por fora. Tentámos imaginar o jogo e ajudar os jogadores a sentirem-se confortáveis.»
«Sem sofrer golos, defesa com quatro jogadores, por isso acho que não preciso de dar uma conferência de imprensa. Acho que está tudo [abordado], Kobbie Mainoo está lesionado, todos os assuntos, e acho que podemos ir para casa aproveitar o Boxing Day», concluiu.
Com este triunfo, o United subiu para o quinto lugar (à condição), com 29 pontos, os mesmos que Chelsea e Liverpool, que ainda jogam nesta jornada.
Artigos Relacionados: