Renato Gaúcho bate com a porta no Fluminense: «Descansar e deixar génios da internet falar»
Renato Gaúcho pediu demissão do Fluminense após o empate com o Lanús por 1-1, no Maracanã, que eliminou a equipa da Taça Sul-Americana.
O treinador anunciou a saída do clube na última pergunta da conferência de imprensa, depois de falar mais de 15 minutos.
«Eu nem deveria dizer isto, quem se vai se manifestar é o presidente. Mas essas perguntas todas, até de alguns génios da internet, muita gente vai atrás desses génios. Antes de vir para cá, pedi demissão ao presidente. Então a partir de agora, vai estar outro aqui, vocês vão fazer-lhe a ele essas perguntas e eu quero ver as respostas que ele vai dar. Quero ver se ele vai colocar a equipa que o adepto quer ou a equipa da cabeça dele», revelou.
Antes de anunciar a demissão, tinha comentado os gritos de ‘burro’ vindos bancada. « Eu estou bem vacinado no futebol. Sei da minha capacidade. O Guardiola, que eu considero o melhor treinador do mundo, se eu não me engano no início do ano, estava a ser chamado de burro. Então atualmente no futebol nada mais me surpreende. Nada, nada, nada, dentro e fora de campo. Justamente devido às redes sociais. Todo mundo é treinador, todo mundo pega a rede social e opina. Algumas pessoas vão atrás da pessoa que não entende nada. Não são todas, mas muitos não entendem nada de futebol. E aí quem ‘paga o pato’ é o treinador, o jogador. O que é que vamos fazer?»
Renato continuou: «Disse há uns meses e repito: acabou o futebol. Acabou por causa das redes sociais. Tanto para o jogador quanto para o treinador. Hoje em dia é uma guerra de críticas. Quando ganha há alguns elogios, quando perde ninguém é bom, todos são maus. O futebol está a ir para um caminho em que, infelizmente, todos nós, jornalistas, treinadores, jogadores e adeptos estão a perder, o futebol está a acabar. Está no finalzinho.»
"ACABOU O FUTEBOL" 🤯😱
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) September 24, 2025
O Renato Gaúcho tava daquele jeito na coletiva depois da eliminação do Fluminense na #SulAmericana2025! 👀#FutebolBrasileiro pic.twitter.com/FL56QjlEvp
Renato Gaúcho disse que sai de consciência tranquila, deixando a equipa no 8.º lugar. «Sempre procurei fazer o melhor possível pelo clube, em todos os sentidos, em todas as competições. Infelizmente nós saímos hoje de uma competição, mas estamos muito bem no Campeonato Brasileiro e muito bem na Copa do Brasil. Se o Fluminense estivesse mal no campeonato, eu não saía. Como o Fluminense está bem, vou sair para descansar a cabeça e deixar alguns génios da internet a falar de futebol, já que entendem ‘para caramba’», concluiu.