Rei morto, rei posto: o novo treinador do Penafiel
Chicotada técnica consumada na Liga 2. O Penafiel, atual penúltimo classificado da classificação, com apenas dois pontos ao cabo de cinco jornadas, oficializou esta quinta-feira a saída de Pedro Russiano. Depois da boa temporada transata ao serviço do Lusitano de Évora, o técnico não resistiu aos maus resultados neste início de época, não tendo conseguido vencer nenhuma das seis partidas oficiais realizadas pelos durienses.
Somou dois empates e três derrotas no escalão secundário e ainda foi eliminado da Taça de Portugal, caindo aos pés do Portimonense B, eliminado no desempate por pontapés de penálti (2-4, após o 1-1 no tempo regulamentar.
Depois de algumas dificuldades nas negociações para a rescisão, o divórcio foi consumado e os durienses não tardaram em apresentar o sucessor: o espanhol José Manuel Aira, de 49 anos, antigo defesa-central que nas duas últimas temporadas orientou a equipa B do Alavés, e que já treinou, entre outros, Racing Ferrol, Murcia, Albacete, Sochaux ou Marbella.
José Manuel Aira, o novo treinador do FC Penafiel. 🤝
— FC Penafiel (@fcpenafiel) September 25, 2025
Aira estará acompanhado na sua equipa técnica por Marcio Vieira como treinador adjunto, Tiago Pires como treinador de guarda-redes e Luis Pedro como analista.#CaminhamosJuntos pic.twitter.com/vRk1UrLXEb
A equipa técnica será agora composta, também, pelo adjunto Márcio Vieira, o treinador de guarda-redes Tiago Pires e o analista Luís Pedro.
A estreia de Jose Manuel Aira está agendada para este sábado, pelas 11h00, na receção ao Felgueiras.