Afundanço de Neemias Queta contra os LA Clippers. Foto X/Boston Celtics
Afundanço de Neemias Queta contra os LA Clippers. Foto X/Boston Celtics

Recorde de Brown e eficácia de Queta em vitória histórica dos Celtics

Boston põe fim a série de seis vitórias consecutivas dos LA Clippers

Jaylen Brown, extremo dos Boston Celtics, esteve em destaque na última madrugada ao igualar o seu recorde de carreira com 50 pontos, numa noite de eficácia impressionante com 18 em 26 lançamentos de campo. A sua exibição foi fundamental na vitória esmagadora da equipa em Los Angeles por 146-115, que pôs fim a uma série de seis vitórias consecutivas dos LA Clippers.

Neemias Queta contribuiu com 8 pontos (4 em 8 em lançamentos), 9 ressaltos, 1 assistência e 1 desarme de lançamento em 23 minutos, naquela que foi a melhor exibição ofensiva dos Celtics de sempre.

Os 158,7 pontos de média por cada posse de bola, ou cada ataque, obliteraram o anterior registo de 151,6, obtido também fora de casa, em Sacramento, contra os Kings, em dezembro de 2023.

A extraordinária exibição ofensiva, apoiada também na eficácia nas tabelas — os Celtics conseguiram 16 ressaltos ofensivos em 38 possibilidades —, deixa a equipa, esta temporada, com eficácia atacante de 1,223 pontos por posse de bola, a segunda melhor da história, apenas atrás dos Denver Nuggets... desta época, com 1,231, e ligeiramente à frente de recorde batido pelos próprios Celtics no ano do último título, em 2024 (1,222).

Vingança e salsa

Jaylen Brown foi aplaudido de pé pelo numeroso grupo de adeptos dos Celtics que, numa noite chuvosa em Los Angeles, se deslocaram para assistir ao final da digressão de cinco jogos da sua equipa, culminada com quatro vitórias e uma derrota (em Portland).

Questionado sobre quando sentiu que poderia ter uma grande noite, Brown revelou que a confiança surgiu ainda antes do início do jogo. «No aquecimento, senti que cada lançamento saía da minha mão de forma superlimpa. O meu trabalho de pés estava ótimo. Ontem à noite dancei salsa. Tive umas aulas de salsa excelentes. Por isso, senti-me bem assim que entrei no pavilhão», afirmou.

Além do seu contributo ofensivo, Brown assumiu a responsabilidade de defender Kawhi Leonard, que vinha de uma média de 39 pontos e quase 70% de eficácia de lançamento durante a série de vitórias dos Clippers, mas foi limitado a 22 pontos, com percentagem de 35,3% em lançamentos de campo (6 em 17).

«Procuro estes desafios, sinto que tiram o melhor de mim. Gosto de estar entre a espada e a parede. Quando as pessoas duvidam, isso alimenta-me. Portanto, embora fosse bom ter algum respeito... continuem. Eu uso isso definitivamente como combustível», disse Brown, que na véspera manifestara a surpresa, e o descontentamento, por não ter sido eleito o jogador do mês de dezembro da Conferência Este da NBA, ficando atrás de Jalen Brunson na eleição.

«Acredito que sou o melhor jogador two-way [eficaz no ataque e na defesa] do mundo?, declarou. «Só quis entrar em campo e demonstrá-lo.»

Euforia com afundanço

A vitória dos Celtics deixa a equipa de Boston colada aos Knicks no segundo lugar da Conferência Este, após derrota da equipa de Nova Iorque, em casa, contra os Philadelphia 76ers.

Tyrese Maxey assinou 36 pontos, mas o grande destaque vai para Joel Embiid, que, com 26 pontos, 10 ressaltos e 5 assistências em 33 minutos, parece começar a voltar a uma forma decente, dois meses depois de ter voltado aos courts.

O poste dos Sixers conseguiu, aliás, o primeiro afundanço da temporada, que festejou de forma efusiva... e irónica.