Neemias Queta eficaz na vitória dos Celtics no Utah
Os Boston Celtics venceram (129-119) na casa dos Utah Jazz, na última madrugada, muito por culpa de exibição histórica de Derrick White, que fez maravilhas no pavilhão do Delta Center.
O base dos Celtics teve uma das noites mais memoráveis da sua carreira, não tanto pelos 27 pontos que marcou, mas principalmente pela sua incrível contribuição defensiva. O norte-americano conseguiu sete desarmes de lançamento, um recorde pessoal que faria inveja até aos melhores postes da liga.
White foi decisivo no último período, onde marcou 13 dos seus 27 pontos, levando a sua equipa à 20.ª vitória da temporada (registo de 20-12). A sua estatística foi impressionante, terminando o jogo com 6/6 em lançamentos de dois pontos, 2/10 em triplos, 9/9 em lances livres, 7 ressaltos, 6 assistências, os 7 desarmes de lançamento e apenas um turnover em 36 minutos de jogo.
White é apenas o 13.º jogador na história da NBA a conseguir pelo menos 27 pontos, 7 ressaltos, 6 assistências e 7 desarmes de lançamento no mesmo jogo — mas o primeiro base a fazê-lo.
Jaylen Brown acompanhou bem o companheiro de equipa, com 23 pontos e 10 assistências, mas viu interrompida a série de jogos consecutivos com 30 ou mais pontos — não conseguiu assim deixar para trás Larry Bird na história dos Celtics, ficando os dois a partilharem o recorde.
Anfernee Simons somou 20 pontos, Payton Pritchard 18 e Neemias Queta teve um jogo eficaz, com 12 pontos em 6 em 7 de lançamentos de campo.
O poste português foi o único sinal positivo de um primeiro período fraco dos Celtics (assinou oito pontos), que permitiram que a equipa de Utah disparasse para a liderança (38-31). A equipa de Boston, que vinha de frustrante derrota em Portland, com os Blazers, chegou a estar a perder por 12 pontos mas foi diminuindo a diferença, que anulou por completo com uma segunda parte de grande eficácia — 70 pontos nos dois últimos períodos.
Para além dos 12 pontos, Neemias Queta conseguiu ainda 3 ressaltos, 1 desarme de lançamento e 3 roubos de bola em 29 minutos.
Too fast 💨 pic.twitter.com/tJ4uetVgeC
— Boston Celtics (@celtics) December 31, 2025
Do lado dos Utah Jazz, a excelente exibição de Keyonte George, que parou nos 37 pontos (7/12 em lançamentos de dois pontos, 6/12 em triplos), não foi suficiente. Jusuf Nurkic (26 pontos, 8 ressaltos, 8 assistências) e Lauri Markkanen (22 pontos, 9 ressaltos) também tiveram um bom desempenho.
LeBron perde no 41.º aniversário
A noite da NBA trouxe mais três jogos, com destaque para a derrota caseira dos LA Lakers perante os Detroit Pistons, no dia do 41.º aniversário de LeBron James.
O extremo marcou 17 pontos em 32 minutos, Doncic acrescentou 30, mas com oito turnovers, mas foi sobretudo na defesa que os Lakers perderam o jogo, concedendo 74 pontos no garrafão.