Mohamed Salah é um dos jogadores muçulmanos mais conhecidos da Premier League - Foto: IMAGO

Ramadão vai voltar a parar jogos em Inglaterra

A interrupção, para que os jogadores muçulmanos possam quebrar o seu jejum, acontecerá num momento natural do jogo, como um pontapé de baliza, um livre ou um lançamento de linha lateral, nunca com a bola em jogo.

A Premier League e a English Football League vão manter os procedimentos relativos ao Ramadão, permitindo que os jogos sejam brevemente interrompidos para que os jogadores muçulmanos possam quebrar o seu jejum.

O Ramadão, que tem início esta semana e se prolonga por um mês, é um período em que os muçulmanos se abstêm de comer e beber desde o amanhecer até ao pôr do sol. Este é um dos cinco pilares do Islão, uma demonstração de devoção religiosa.

Tal como em anos anteriores, os capitães de equipa e os árbitros irão acordar previamente se é necessária uma pausa e em que momento aproximado esta deverá ocorrer. A interrupção acontecerá num momento natural do jogo, como um pontapé de baliza, um livre ou um lançamento de linha lateral, nunca com a bola em jogo.

Devido ao horário do pôr do sol no Reino Unido, que durante este período varia entre as 17h00 e as 19h00, apenas os jogos com início às 17h30 de sábado e às 16h30 de domingo poderão ser afetados por estas pausas.

Recorde-se que esta medida foi implementada pela primeira vez na Premier League em 2021. O momento inaugural ocorreu num jogo entre o Leicester City e o Crystal Palace, em abril desse ano, quando a partida foi interrompida perto da meia hora para que Wesley Fofana, do Leicester, e Cheikhou Kouyate, do Palace, pudessem ingerir líquidos e géis energéticos.

A Premier League conta com vários jogadores muçulmanos, como Mohamed Salah, William Saliba, Rayan Ait-Nouri e Amad Diallo.