Eileen Gu, estrela do equi em estilo livre
Eileen Gu, estrela do equi em estilo livre

Atleta mais rica dos JO de Inverno perde medalha de ouro

Eileen Gu ficou no segundo lugar na prova de esqui em estilo livre

A estrela dos Jogos Olímpicos de Inverno Eileen Gu, que fez furor por escolher representar a China em vez dos Estados Unidos e é a atleta mais rica a atuar em Milão-Cortina, com uma fortuna avaliada em mais de 19 milhões de euros, perdeu esta segunda-feira a medalha de ouro que havia conquistado em big air há quatro anos.

A atleta de 22 anos ficou no 2.º lugar da prova, atrás da canadiana Megan Oldham. Gu não competia em big air desde precisamente as Olimpíadas de há quatro anos, em Pequim, onde ganhou duas medalhas de ouro (nas categorias de big air e halfpipe) e uma de bronze (em slopestyle), tornando-se na primeira atleta de esqui livre a ganhar três medalhas numa edição dos Jogos.

A chinesa também é a única mulher em Milão-Cortina atleta a competir nestas três categorias. Algo que até já criou alguma polémica.

Gu criticou ferozmente a organização no último sábado, ao pedir o mesmo tempo de qualificação do que o das adversárias em halfpipe, no mesmo dia em que havia realizado a qualificação em big air.

Galeria de imagens 7 Fotos

«Os Jogos Olímpicos são o palco onde os milagres se materializam e o impossível deixa de o ser mesmo à nossa frente», escreveu Gu no Instagram. «Inspira tanto os atletas como os amantes do desporto a sonhar em grande e a quebrar limites. Esta decisão é dececionante para mim porque parece contradizer o espírito dos jogos. Ousar ser a única mulher a competir em três provas não deve ser penalizado - chegar às finais numa prova não me deve prejudicar noutra.»

Gu, que já ganhou a medalha de bronze em slopestyle na semana passada, vai lutar por uma terceira medalha nesta edição dos Jogos em halfpipe esta semana.