Rodrigo Mora e Geovany Quenda brilharam pelos sub-21 de Portugal este ano
Rodrigo Mora e Geovany Quenda brilharam pelos sub-21 de Portugal este ano - Foto: IMAGO

Quenda e Mora no topo da lista dos melhores 'wonderkids' do mundo

Geovany Quenda, do Sporting, e Rodrigo Mora, do FC Porto, figuram no 'top' 5 de um estudo do CIES que destaca os melhores jogadores nascidos em 2006 ou depois a atuar fora das cinco principais ligas europeias

Dois jovens portugueses estão em destaque num estudo internacional do CIES-Observatório do Futebol, que analisou os talentos emergentes fora das cinco principais ligas europeias. Geovany Quenda, do Sporting, e Rodrigo Mora, do FC Porto, surgem no top 5 dos melhores jogadores nascidos em 2006 ou depois que atuam fora da Premier League, Bundesliga, LaLiga, Ligue 1 e Serie A.

O ranking é liderado por Givairo Read, do Feyenoord, que obteve um score de 85, mas logo atrás aparece Quenda, no segundo lugar, com 83,6 pontos, o que reflete o impacto imediato do extremo leonino. O jogador do Sporting tem vindo a destacar-se pela capacidade no um para um, pela agressividade ofensiva e pela influência constante no último terço, fatores que pesaram na avaliação do CIES. Peça importante na estratégia de Rui Borges, Quenda regista 22 jogos, cinco golo e oito assistências pelos leões, nesta temporada.

Também em evidência está Rodrigo Mora, do FC Porto, que ocupa o quarto lugar, com um score de 82. O jovem portista foi valorizado pela qualidade na distribuição, inteligência no jogo entre linhas e pela maturidade competitiva demonstrada apesar da curta idade, surgindo como um dos projetos mais promissores do clube azul e branco. Mesmo num ano em que não tem sido um titular indiscutível para Farioli, o extremo soma 22 jogos (10 a titular), com três golos e duas assistências.

A metodologia do estudo teve em conta vários indicadores de desempenho, como jogo aéreo, recuperação de bola, distribuição, conduções progressivas, criação de oportunidades e finalização, avaliando o impacto global dos jogadores nas respetivas equipas.