Portugal não dá azo a surpresas e volta a bater a Letónia
Terminou com dois triunfos no mesmo número de jogos o compromisso de preparação da Seleção Nacional na Letónia, uma das nações organizadoras do Euro 2026 em futsal, em parceria com a Lituânia. Depois de no domingo ter derrotado a seleção local por 3-1, Portugal repetiu a dose, desta feita por 5-2.
O favoritismo luso começou a materializar-se com apenas 21 segundos disputados e o primeiro golo, da autoria de Bruno Maior através de uma diagonal da direita para o centro.
A vantagem inicial encaminhou a equipa das Quinas para uma exibição segura continuada com dois golos separados por apenas um minuto, primeiro por Diogo Santos, que surgiu na cara do guarda-redes letão, Rainer Murnieks após ter sido assistido por Afonso Jesus aos 7’, e no minuto seguinte Kutchy tabelou com Diogo Santos e arrancou pela direita a partir do seu meio-campo para assinar o 0-3.
A Letónia entrou no marcador aos 11 minutos por Miks Babris, atleta que, ao nível de clubes, compete em…Portugal, ao serviço do Famalicão, mas a seleção local não conseguiu colocar em causa a superioridade portuguesa que se expressou com mais dois golos.
Aos 17 minutos, Afonso Jesus foi o autor de um verdadeiro slalom pela esquerda que só terminou com uma finalização certeira e, a 47 segundos do intervalo, Bruno Coelho surgiu a emendar ao segundo poste um cruzamento de trivela tirado por Kutchy.
A segunda parte baixou os níveis de qualidade e inspiração e com isso aproveitou a Letónia para reduzir num grande golo de Edgars Tarakanovs aos 25’, através de remate bem colocado a partir de zona distante da baliza de Portugal que ainda desperdiçou mais algumas ocasiões – mérito do guardião letão e um remate de Diogo Santos a segundos do final - para voltar a avolumar a diferença.