Jorge Braz fez a antevisão ao embate da Seleção Nacional frente à Letónia, uma das anfitriãs do Euro 2026 de futsal - Foto: IMAGO

Jorge Braz dá a receita: «Jogarem quase às cegas e sermos Portugal»

Selecionador nacional identifica os objetivos para o duplo compromisso ante a Letónia. Primeiro jogo de preparação disputa-se este domingo e o técnico reconhece capacidade ao adversário

A pouco mais de três meses do Euro 2026 em futsal, no qual Portugal irá entrar como bicampeão em título, a equipa nacional visita um dos anfitriões da competição, a Letónia, com diferentes planos em mente: o desportivo e, quem sabe, o logístico.

«Vamos ver se, depois, o sorteio nos coloca na Letónia ou não…», gracejou o selecionador nacional, Jorge Braz, na antevisão ao primeiro de dois embates que irão colocar o conjunto luso ante a sua congénere letã, este domingo.

«O essencial é o trabalho, estes primeiros dias estão a ser muito interessantes, de reforço, melhoria e de identificarem-se cada vez mais uns com os outros para depois jogarem quase às cegas e sermos Portugal. Isso é que importa», afirma o técnico de 53 anos após uma semana de trabalho importante para que os seus pupilos possam ganhar alguns automatismos em conjunto no seguimento das primeiras semanas de temporada ao nível de clubes.

Por fim, Jorge Braz deixou elogios à Letónia, opositor ao qual reconhece valor. «A sua maior qualidade? Ui, a intensidade e a forma combativa como disputam cada jogo! Estão entusiasmados com o Europeu, têm jogadores morfologicamente fortes, com características físicas interessantes, rápidos, explosivos e cada vez mais combativos e, por isso, tenho a certeza de que eles vão disputar os jogos com muito querer e determinação. A nossa equipa tem de estar num patamar muito superior», avisou.