Lookman teve boa estreia pelo Atlético Madrid e marcou um dos golos na goleada por 5-0 ao Betis - FOTO IMAGO
Lookman teve boa estreia pelo Atlético Madrid e marcou um dos golos na goleada por 5-0 ao Betis - FOTO IMAGO

Em estreia de sonho de Lookman, Atlético goleia Betis

Equipa de Diego Simeone teve primeira parte de grande nível e foi a Sevilha vencer por 5-0. Foi o melhor jogo da temporada para a equipa da capital

MADRID — Numa das suas melhores exibições da temporada, com uma primeira parte espetacular, o Atlético goleou por 5-0 o Betis e logrou o apuramento para as meias-finais da Taça do Rei, onde também estarão o Athletic Bilbao, Barcelona e a Real Sociedad.

Com o estádio em obras, o Betis recebe os visitantes no emprestado OlÍmpico de La Cartuja. Não sai da sua cidade, mas não é o mesmo que jogar em casa. Mas esse, porém, não foi o fator determinante para a clara derrota sofrida frente ao Atlético de Madrid, que foi superior em tudo e à meia hora já tinha decidida a eliminatória.

Antes do começo do desafio, Diego Simeone teve a má noticia de que, de forma inesperado, Julian Álvarez, sofria uma indisposição e não podia ser titular, como estava previsto. Em compensação, o técnico pôde contar com o grande reforço deste mercado de Inverno, o nigeriano nascido em Londres, Ademola Lookman, que veio do Atlanta a troco de 35 milhões de euros e que, na estreia, formou a frente de ataque com Griezmann.

O Atlético mostrou logo desde o início que tinha ido a Sevilha disposto a ganhar a eliminatória, imprimiu um forte ritmo, instalou-se no meio-campo adversário e aos 12 minutos já estava a ganhar, com um golo de cabeça de Hancko.

Pellegrini, treinador do Betis, já tinha avisado os seus jogadores que havia que evitar a todo o custo que o Atlético se adiantasse no marcador, já que quando se encontra em vantagem, é um adversário a quem é muito difícil dar a volta ao marcador. Tinha razão o técnico chileno.

Depois desse tento, o Betis teve uma grande oportunidade de empatar, mas não a aproveitou e a partir de aí viu-se assolado por um temporal ofensivo dos madrilenos, que, jogando com a bola sempre a rodar, com grande precisão nos passes e com Barrios e Baena fabricando, de forma brilhante, o jogo no meio-campo, foi criando sucessivas ocasiões. Lookman teve duas claras que por pouco não terminaram em golo e quem não falhou foi o filho do chefe, Giuliano Simeone, que depois de ter estado ausente por lesão um par de jogos, regressou para concluir, à meia hora, uma grande jogada de ataque e fazer o segundo golo, que deixou praticamente tudo decidido.

Mas se algumas dúvidas ainda existiam, Lookman encarregou-se de as fazer desaparecer: no lado esquerdo, driblou dois adversários e procurou a melhor posição para poder rematar e fazer o primeiro tento com a camisola do Atlético, estreia auspiciosa para ele e para a equipa, que, com os três golos sem resposta, chegou ao intervalo com a vitória mais que garantida e com domínio absoluto no jogo e no resultado, para desespero dos jogadores do Bétis, que não encontraram a forma de anular a clara superioridade do poderoso adversário, para tristeza dos seus adeptos que se despediram com assobios da equipa quando esta saiu do relvado a caminho do balneário.

Com tudo resolvido, depois do descanso o Atlético baixou um pouco a intensidade jogo, mas sem perder o absoluto controlo das operações. O Bétis deu ligeiros sinais de querer reagir, mas as remotas esperanças de conseguir, pelo menos, um resultado honroso, acabaram com o quarto golo dos visitantes: num rápido contra-ataque, Lookman viu Griezmann sozinho no lado esquerdo, cedeu-lhe o esférico e o francês não perdoou e com um remate certeiro mandou a bola para o fundo da baliza.

Ainda houve tempo para o quinto golo, apontado por Thiago Almada. Tudo a correr de feição para o Atlético, salvo a lesão muscular de Barrios, que o condena a várias semanas sem poder jogar. Simeone aproveitou a cómoda situação para dar a oportunidade de estrear-se a outro futebolista comprado esta semana ao Elche, o jovem Mendoza, que deu muito boas indicações,

A verdade é que, com os que já estavam e com os reforços, o Atlético foi outro e jogando ao alto nível que ontem mostrou tem direito a aspirar a tudo nas três competições em que continua vivo, nesta Taça do Rei é, junto ao Barcelona, um dos grandes favoritos.