José Mourinho e Eden Hazard, 2015. Num jogo com o PSG, o belga perdeu a bola e quase deu golo ao adversário, o agora treinador do Benfica criticaria depois o jogador por falta de empenho
José Mourinho e Eden Hazard, 2015. Num jogo com o PSG, o belga perdeu a bola e quase deu golo ao adversário, o agora treinador do Benfica criticaria depois o jogador por falta de empenho

Hazard elege Mourinho como o melhor treinador e admite: «Não queria ser como Ronaldo»

Antigo internacional belga concedeu entrevista em Itália e revelou ter uma «relação especial» com Sarri

Eden Hazard, antiga estrela do Chelsea, elegeu José Mourinho como o melhor treinador que teve na sua carreira, apesar de admitir ter uma «relação especial» com o italiano Maurizio Sarri, com quem viveu a melhor época em Stamford Bridge.

Numa entrevista ao jornal italiano Gazzetta dello Sport, o ex-internacional belga, de 35 anos, recordou o período em que trabalhou com três técnicos italianos no Chelsea: Antonio Conte, Maurizio Sarri e Carlo Ancelotti. Sarri foi o seu favorito.

«Desenvolvi uma relação especial com Sarri. Penso que a sua ideia de futebol é muito próxima da minha», afirmou Hazard, admitindo, no entanto, alguma monotonia nos métodos do técnico. «De vez em quando, dizia-lhe que os seus treinos eram aborrecidos. Não era uma crítica, até porque os resultados davam-lhe razão e o mesmo se aplica a Conte. O Antonio era incrível, fazia-nos fazer um número infindável de repetições», afirmou.

Foi, de facto, sob a orientação de Sarri, na temporada 2018/19, que Hazard atingiu o seu auge no clube londrino. A jogar num sistema mais ofensivo, o belga marcou 16 golos e fez 15 assistências em 37 jogos na Premier League, culminando a época com a conquista da UEFA Europa League, após uma vitória por 4-1 sobre o Arsenal na final em Baku.

Apesar da forte ligação aos treinadores italianos, Hazard confessou que uma mudança para a Serie A nunca esteve nos seus planos, embora tenha revelado um segredo da sua infância. «Para ser honesto, não [estive perto de me mudar para Itália]. O Moratti fez-me muitos elogios, mas sempre sonhei jogar na Premier League e no Real Madrid e, felizmente, consegui fazê-lo», explicou, antes de acrescentar: «Vou revelar um segredo. Em criança, apoiava o Milan. O Galliani disse que me via a encaixar bem no Milan de Berlusconi, mas eles nunca avançaram.»

O antigo jogador recordou ainda os conselhos de Sarri para que seguisse o estilo de vida de Cristiano Ronaldo. «Sim, mas eu não queria. Nunca exagerei, mas sempre quis ser o Hazard dentro e fora do campo», disse. «Os meus amigos convidavam-me para jantar e eu não me continha. Se me apetecesse beber um copo de vinho, não o negava a mim mesmo. O Cristiano é o Cristiano, eu sou o Hazard. Só queria ser eu mesmo e jogar futebol.»

No entanto, quando questionado sobre o melhor técnico com quem trabalhou, a escolha recaiu sobre o português José Mourinho. «Ele não é italiano, mas conhecem-no bem. Mourinho, um comunicador extraordinário. A forma como ele pensa e transmite as suas ideias é espantosa», concluiu.