Seleção portuguesa termina Europeu de andebol de praia em 6.º e 10.º lugares (Foto: Federação Portuguesa de Andebol)

Portugal conquista 6.º e 10.º lugares no Europeu de andebol de praia

As Seleções Nacionais de andebol de praia masculina e feminina despedem-se do Europeu e têm como novo compromisso os The World Games, que se vão disputar entre os dias 7 a 17 de agosto na República Popular da China

Terminaram este domingo os Europeus de andebol de praia com a seleção portuguesa a sair da competição com duas derrotas, nos masculinos Portugal perdeu frente à França por 1-2 e nos femininos as lusas foram derrotadas pela Suécia também por 1-2.

A Seleção masculina terminou em 6.º lugar e sai da Turquia com a passagem para a 12.ª edição do Campeonato do Mundo de andebol de praia, no próximo ano na Croácia. Do lado feminino, a seleção despediu-se ficando em 10.º lugar da classificação geral e, já sabiam que iam estar de fora do próximo IHF Beach Handball World Championship.

Em 2023, ano da última edição da competição que decorreu na Nazaré, a Seleção conseguiu conquistar o 4.º lugar nos femininos e nos masculinos.

No jogo do lado masculino, a seleção francesa foi a primeira a marcar, mas Portugal só precisou de alguns minutos para concretizar um parcial de 0-6; a França reagiu e voltou a establecer a igualdade no jogo (8-8) mas os lusos conseguiram reerguer-se e voltaram as estar melhores e mais confiantes. No segundo set os gauleses entraram melhor e mostraram que ia haver jogo até ao fim e, a alguns segundos do final do jogo a França vencia por 15-14, seguindo-se o shoot out.

No desempate, as seleções tiveram oito tentativas para cada lado e ninguém desperdiçou, até que tudo ficou nas mãos do jogador da França que não desperdiçou a oportunidade e fez a vitória, ficando em 5.º lugar.

Nos femininos, a seleção portuguesa abriu o marcador, mas as nórdicas, de seguida, marcaram 6 pontos sem resposta das lusas e, apesar de terem tentado responder, acabaram o primeiro set a perder por 16-19.

No segundo set, Portugal entrou confiante e agarrou os primeiros quatro pontos mas a Suécia anulou imediatamente a vantagem portuguesa. Com o marcador a 16-16, Agustín Collado Rodríguez pediu time-out e Portugal concretizou o 18-16, seguindo para o shoot out, onde as suecas acabaram por levar a melhor e bater Portugal (6-9), no resultado final de 1-2.