Coutinho regressou ao Vasco em 2024
Coutinho regressou ao Vasco em 2024 - Foto: IMAGO

Philippe Coutinho pede para rescindir com o Vasco da Gama

Experiente médio ofensivo apanhou a direção do emblema carioca de surpresa, garante a Imprensa brasileira

Philippe Coutinho comunicou ao Vasco da Gama a sua intenção de rescindir o contrato que o liga ao clube carioca. A decisão, descrita como «irreversível» pela Imprensa brasileira, apanhou a direção vascaína de surpresa, numa altura em que já se negociava a renovação do vínculo.

O pedido foi formalizado pelos representantes do jogador, de 33 anos, diretamente ao presidente do emblema brasileiro, Pedrinho. O próprio Coutinho também contactou o treinador Fernando Diniz para o informar da sua decisão. Apesar da tentativa do técnico para o demover, a vontade do médio manteve-se firme.

A rescisão, que foi tema de uma reunião esta quarta-feira, ainda não foi assinada formalmente, mas espera-se que tanto o clube como o jogador emitam um comunicado oficial em breve sobre o desfecho da situação.

Recorde-se que o Vasco da Gama já tinha iniciado conversações com o departamento de futebol para prolongar o contrato do camisola 10, que termina em junho deste ano. O objetivo era estender o vínculo, pelo menos, até ao final de 2026.

Fontes internas do clube sugerem que a decisão de Coutinho não está relacionada com o ambiente no balneário, mas sim com o avolumar de críticas que tem recebido. Na semana passada, no jogo contra o Volta Redonda, o jogador foi assobiado pela primeira vez em São Januário, tendo recebido na altura o apoio público de Diniz.

Pessoas próximas do jogador e do clube garantem que Coutinho mantém uma boa relação tanto com a equipa técnica liderada por Fernando Diniz como com o restante plantel.

O internacional A pela canarinha em 68 ocasiões regressou a casa em 2024, 14 anos depois de ter deixado os cariocas, em 2010, para reforçar o Inter. Ao longo da carreira, representou ainda Espanhol, Liverpool, Barcelona, Bayern, Aston Villa e Al Duhail.