Paulo Fonseca está a protagonizar uma boa temporada nos franceses
Paulo Fonseca está a protagonizar uma boa temporada nos franceses - Foto: IMAGO

Paulo Fonseca abre o jogo sobre o futuro no Lyon

Treinador português soma 11 vitórias seguidas no comando dos 'Gones'

Paulo Fonseca manifestou, em conferência de imprensa, satisfação por estar no Lyon, afirmando que se vê a permanecer no clube por muito tempo e que nem uma proposta de um grande emblema europeu o faria mudar de ideias.

Apesar de um verão conturbado, marcado pela ameaça de despromoção administrativa e pela venda de vários jogadores importantes, o Lyon tem superado as expectativas. A equipa, que se previa que fizesse uma época de transição, ocupa atualmente o quarto lugar na Ligue 1, em igualdade pontual com o Marselha, terceiro classificado.

O sucesso da equipa tem sido largamente atribuído ao trabalho do português, que conseguiu otimizar o plantel. Para além da boa campanha no campeonato, o Lyon terminou em primeiro lugar no seu grupo da UEFA Europa League e continua em prova na Taça de França, um desempenho notável para um plantel considerado limitado para competir em várias frentes.

Com contrato válido até 2027, o técnico luso mostrou-se recetivo a prolongar a sua estadia no Lyon: «Sinto-me muito bem aqui. Temos uma atmosfera incrível. E não falo apenas do relvado. Gosto deste projeto, penso que estamos num ano zero, mas com a possibilidade de fazer grandes coisas. Sinto que o clube respeita e compreende o meu trabalho.»

Fonseca sublinhou a importância da confiança e do ambiente de trabalho, elogiando a estrutura do clube. «Estou numa idade em que valorizo as pessoas que trabalham comigo. A questão da confiança no meu trabalho é muito importante», acrescentou.

O treinador português destacou ainda a qualidade da equipa de recrutamento, nomeadamente Benjamin Charier, a quem se referiu como «o melhor scout» com quem já trabalhou. «Ele compreende a nossa forma de jogar, propõe jogadores com características para o nosso jogo. Tem o talento para descobrir elementos interessantes», explicou.

Questionado sobre uma possível renovação, Fonseca deixou a decisão nas mãos do clube, mas reforçou o seu compromisso. «Uma proposta de um grande clube europeu não me faria mudar de ideias sobre o que sinto atualmente no clube. Valorizo enormemente o que tenho aqui em Lyon. O clube é que tem de se pronunciar sobre isso. Não é uma obrigação nesta altura da época. Temos uma relação sincera e aberta», concluiu, mencionando também a boa relação com o diretor técnico, Matthieu Louis-Jean, e o diretor-geral, Michael Gerlinger.