Palhinha renascido no Tottenham depois de falhanço em Munique
João Palhinha foi feito para a Premier League. O internacional português está emprestado pelo Bayern ao Tottenham até ao final da temporada, por cinco milhões de euros, e o clube inglês já está seriamente a considerar a possibilidade de acionar a opção de compra no valor de mais 25 milhões de euros, o que deixaria o médio definitivamente em Londres.
Depois do falhanço em Munique, o ex-Sporting está novamente a jogar ao mais alto nível neste regresso à Premier League, na qual já foi feliz ao serviço do Fulham, de Marco Silva, que o trouxe para Inglaterra por cerca de 25 milhões de euros em 2022/23.
Esta temporada, Palhinha, um médio defensivo e algumas vezes a jogar até a central, já leva uma assistência e três golos em 15 jogos, um deles de pontapé de bicicleta, estando a apenas mais um golo de igualar o seu recorde goleador numa só época e ainda estamos em outubro - marcou 4 golos em ambas as temporadas no Fulham.
No entanto, a característica que mais define o luso é a sua capacidade de fazer desarmes: de travar contra-ataques, de afastar o perigo e encher o campo. Até agora, em nove jornadas, o jogador de 30 anos já soma 39 desarmes e lidera esta estatística na Premier League: tem mais oito desarmes do que o segundo classificado Mitchell, do Crystal Palace.
Most tackles made in the Premier League this season. 💪 https://t.co/27pNgqSJLh pic.twitter.com/004slovhxl
— Squawka (@Squawka) October 27, 2025
Uma característica que se adequa perfeitamente à intensidade da Premier League e talvez não tanto da Bundesliga, um dos motivos para se calhar não ter sido bem sucedido na sua passagem na Alemanha, entre alguns problemas pessoais que o próprio atleta já admitiu.
A verdade é que João Palhinha está novamente em excelente forma, o treinador Thomas Frank confia em si e também voltou a ser opção para Roberto Martínez por Portugal - entrou em três dos últimos quatro jogos -, e logo num ano em que há Mundial.