Oficial: Mourinho já é treinador do Benfica, com surpresa no contrato
Agora, sim, José Mourinho é treinador do Benfica —assinou contrato até ao fim da época 2026/2027, como A BOLA anunciou em primeira mão, mas com uma nuance: a ligação pode ser rescindida por qualquer das partes no final desta época, 10 dias após o final da temporada desportiva.
O Benfica enviou comunicado à CMVM, publicado já quando decorria a conferência de imprensa do treinador: «A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD (“Benfica SAD”) informa que chegou a acordo com o treinador José Mário dos Santos Mourinho Félix para a celebração de um contrato de trabalho desportivo para vigorar até ao final da época desportiva 2026/27. Mais se informa que, 10 dias após o último jogo da época desportiva 2025/26, nas mesmas condições, tanto a Benfica SAD como o treinador poderão optar por não dar continuidade ao contrato para a época desportiva 2026/27», diz o documento.
O comunicado da CMVM não esclarece, porém, quais as condições financeiras necessárias para qualquer das partes cessar a ligação — A BOLA sabe que sendo «nas mesmas condições» implica que haverá o pagamento de indemnização a quem exercer esse direito. Acionar essa cláusula de resolução, como tal, implica o pagamento de um valor que, no entanto, é substancialmente mais baixo ao último ano de contrato.
Essa cláusula foi introduzida no contrato, justamente, pelo atual momento que o Benfica vive — eleições presidenciais a 25 de outubro. E, segundo Mourinho e Rui Costa, protegem o clube. Foi isso, aliás, que ambos defenderam.
Vinte e cinco anos depois de ter iniciado a carreira como treinador principal, José Mourinho está, assim, de volta à Luz. As negociações ficaram concluídas esta manhã, como o nosso jornal informou na edição online.
José Mourinho já orientará o treino desta tarde, agendado, desde ontem, para as 16 horas. Será acompanhado pelos adjuntos João Tralhão e Pedro Machado e pelo preparador físico António Dias, que o acompanhavam no Fenerbahçe, e ainda por Ricardo Rocha e Nuno Santos, que transitam da equipa técnica anterior.
O treinador de 62 anos, como se sabe, antecipou o regresso de Barcelona, onde passava férias, de domingo para ontem, para dar início à nova etapa na carreira. «Quem diz não ao Benfica? Eu não», perguntou e respondeu, em declarações ao jornalistas, em Tires, depois de deixar o avião privado no qual viajou com a mulher.
Esta manhã, às 10.35 horas, em comunicado publicado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Benfica informou que estavam «a decorrer negociações para a contratação do treinador José Mário dos Santos Mourinho Félix», acrescentando que esperava que fossem «concluídas em breve».
Rui Costa tinha afirmado, na madrugada de quarta-feira, quando anunciou e justificou o despedimento de Bruno Lage, que contava ter já o novo treinador no jogo com o Aves SAD, sábado, na Vila das Aves, às 18 horas. Será, pois, nessa altura que começará, no campo, a segunda passagem de José Mourinho no Benfica.
Na primeira, curta, de apenas dois meses e meio, seis vitórias, três empates e duas derrotas.
Artigo atualizado às 19.20 horas