Treinador português aterrou nesta quarta-feira em Portugal e está muito perto de regressar às águias, 25 anos depois

Benfica: acordo fechado, Mourinho já orienta treino da tarde

Treinador chegou a acordo com as águias por dois anos

José Mourinho fechou o acordo com o Benfica e já vai orientar o treino da tarde desta quinta-feira, sabe A BOLA.

O treinador, que chegou ao fim da tarde de quarta-feira a Portugal, depois de alguns dias em Barcelona, assumiu publicamente, aos jornalistas, o interesse em tomar conta da equipa. Acontecerá já hoje.

Como A BOLA adiantou ontem em primeira mão, a ligação de Mourinho ao Benfica vai estender-se até ao verão de 2027 — quase dois anos de contrato, portanto.

O ex-treinador do Fenerbahçe será acompanhado pelos adjuntos João Tralhão e Pedro Machado e pelo preparador físico António Dias, que estavam com ele na Turquia.

Tralhão, 45 anos, até só começou a trabalhar com Mourinho esta época, mas conhece o Seixal como poucos, já que esteve quase duas décadas ligado à formação do Benfica. Foi duas vezes campeão de sub-19 e saiu em 2018/19, quando orientava a equipa de sub-23. Saiu para ser adjunto de Thierry Henry no Mónaco, regressou depois a Portugal para uma curta experiência como treinador principal do Vilafranquense, e antes de juntar-se a Mourinho foi ainda adjunto de Nuri Sahin no Antalyaspor e no Dortmund.

Pedro Machado, de 40 anos, também só começou a trabalhar com José Mourinho esta época, sendo que em 2024/25 teve uma curta passagem pelo banco da Académica, depois de Freamunde, Vila Meã, Anadia, São João de Ver e Oliveira do Hospital.

António Dias, de 42 anos, também começou a trabalhar com Mourinho esta temporada, após mais de uma década como preparador físico de equipas técnicas lideradas por Nuno Espírito Santo.

Da equipa técnica também farão parte Ricardo Rocha e Nuno Santos, que vão manter-se no Seixal, depois de terem colaborado com Bruno Lage. Nuno Santos, aliás, acompanhou Mourinho duas épocas no Tottenham e três na Roma como treinador de guarda-redes, antes de entrar na Luz em 2024/2025.

Benfica e Mourinho acertam ainda detalhes da apresentação formal, que terá lugar esta quinta-feira. O treino está marcado para as 16 horas.

É a segunda vez que Rui Costa, presidente das águias, considera a contratação de José Mourinho — a primeira, no início de março de 2024, para substituir Roger Schmidt, depois das derrotas com o Sporting (1-2), em Alvalade, na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal, e com o FC Porto (0-5), no Dragão, para o campeonato.

O treinador português, que havia sido despedido da Roma em janeiro, estava recetivo, houve contactos, mas o Benfica não deu o passo decisivo para contratá-lo. Roger Schmidt começaria a época 2024/2025 e seria substituído por Bruno Lage ao fim de quatro jogos. Mourinho assinaria pelo Fenerbahçe.

Os destinos de Benfica e Mourinho voltam, então, a cruzar-se, 25 anos depois da estreia do setubalense como treinador principal, nas águias. O técnico de 62 anos acredita que poderá ter na Luz o sucesso e a conquista de títulos que têm escapado nas últimas experiências no estrangeiro. Já para o Benfica, Mourinho tem, nas palavras de Rui Costa, o «perfil ganhador» para meter a equipa no caminho do sucesso.